Wall Street treme (mas pouco) após decisão de Trump

  • Rita Atalaia
  • 8 Maio 2018

O presidente dos EUA anunciou que vai sair do acordo nuclear com o Irão e voltar a aplicar sanções ao país. Uma decisão que penalizou as bolsas norte-americanas, mas pouco.

Donald Trump voltou a agitar as bolsas norte-americanas… mas pouco. O presidente dos EUA decidiu sair do acordo nuclear com o Irão e voltar a aplicar sanções económicas e financeiras ao país. Wall Street tremeu, mas as praças acabaram por encerrar com variações muito ligeiras.

Neste cenário, o Dow Jones fechou ligeiramente acima da linha de água nos 24.536,97 pontos. O mesmo aconteceu com o S&P 500, que subiu 0,03% para 2.671,72 pontos. O índice tecnológico Nasdaq subiu 0,01% para 7.265,79 pontos.

Isto numa sessão marcada por uma queda acentuada dos preços do petróleo. Apesar de o Irão ser um grande produtor da matéria-prima, e das sanções suprimirem a oferta de petróleo no mercado, tanto o WTI como o Brent caíram. O WTI deslizou 1,75% para 69,49 dólares.

Donald Trump anunciou que os EUA vão sair do acordo nuclear com o Irão. O presidente norte-americano considera que este acordo feito pelo antigo governo e os seus aliados “nunca trouxe paz, nem nunca trará”, dando apenas margem ao Irão para construir armas nucleares. Esta decisão leva também o país a voltar a impor sanções económicas ao país. França, Alemanha e Reino Unido lamentam a decisão. Já Israel diz “apoiar totalmente”.

“Dentro de alguns momentos vou assinar um memorando para retomar as sanções contra o Irão”, afirmou o presidente dos EUA depois de anunciar a sua decisão de sair do acordo nuclear. As sanções “duras” que serão aplicadas ao país serão também impostas “a qualquer país que ajude o Irão”. “Os EUA não serão reféns da chantagem nuclear”, sublinhou Trump.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street treme (mas pouco) após decisão de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião