5 coisas que vão marcar o dia

O regresso de Portugal ao mercado para emitir dívida, o arranque do período de subscrição da emissão do FC Porto, bem como os resultados da Semapa e a entrada em ex-dividend dos CTT marcam o dia.

Esta quarta-feira fica marcada desde logo por emissões de dívida pública, mas também privada. O Tesouro português regressa ao mercado para colocar dívida de curto prazo através da realização de dois leilões, enquanto tem também início o período de subscrição da emissão de obrigações do FC Porto. Mas há mais eventos a marcar a agenda dos investidores neste dia. Os títulos dos CTT arrancam a sessão a descontar o efeito do dividendo a ser distribuído a 18 de maio pelos acionistas, enquanto já após o fecho da bolsa compete à Semapa divulgar o balanço da sua atividade nos três primeiros meses do ano. A nível mais global, referência ainda para a divulgação dos dados da inflação na Zona Euro relativos a abril.

CTT desconta dividendo às ações

As ações dos CTT deverão arrancar a sessão condicionadas pela entrada em ex-dividend. Ou seja, a descontar o valor do dividendo que a empresa liderada por Francisco de Lacerda irá distribuir pelos acionistas a 18 de maio. Os CTT decidiram distribuir pelos seus investidores um dividendo bruto de 48 cêntimos por ação. De recordar que a empresa dos Correios decidiu ser generosa com os seus acionistas ao partilhar em dividendos o equivalente ao dobro do valor dos lucros registados em 2017. Mais em específico, 57 milhões de euros.

Portugal vai ao mercado: quer mais 1.750 milhões

Esta quarta-feira é dia de Portugal regressar ao mercado para colocar dívida. O Tesouro português realiza dois leilões de dívida de curto prazo, onde pretende obter até 1.750 milhões de euros em bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses. Esta emissão de curto prazo segue-se à de longo prazo realizada na semana passada e em que Portugal voltou a beneficiar do contexto de juros baixos no mercado.

Pontapé de saída da emissão de dívida do FC Porto

Logo após firmar a vitória do campeonato nacional de futebol, o Futebol Clube do Porto avança com uma emissão de obrigações para o retalho, cujo período de subscrição arranca nesta quarta-feira. Essa emissão de títulos com maturidade a três anos tem como objetivo garantir um financiamento de 35 milhões de euros ao clube liderado por Pinto da Costa. Para atrair os investidores, esta emissão oferece uma taxa de cupão de 4,75%, acima da operação realizada no ano passado.

Semapa revela balanço das contas do primeiro trimestre

Esta quarta-feira, após o fecho do mercado, é ocasião da Semapa revelar o balanço das suas contas relativas aos primeiros três meses do ano. Depois de ter fechado 2017 com lucros de 194 milhões de euros, o BPI espera que a holding de Queiroz Pereira registe nos primeiros três meses de um resultado líquido de 24 milhões de euros. Ou seja, 69% acima dos lucros registados no mesmo período do ano passado, à boleia dos bons resultados da Navigator.

Perda de gás na inflação da Zona Euro em abril confirma-se?

Será o tira-teimas. Esta quarta-feira, será possível confirmar se a perda de gás da inflação na Zona Euro em abril avançada pelo Eurostat na estimativa rápida divulgada no início de maio se confirma ou não. Essa estimativa colocou a inflação no espaço do euro nos 1,2%, em abril, registando uma desaceleração face aos 1,3% registados em março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião