“O único sítio onde somos todos Centeno é na bomba de gasolina”, diz Mota Soares. CDS lança simulador de combustíveis
CDS-PP acaba de lançar um novo simulador, no qual é possível analisa detalhadamente o peso dos impostos nos preços de venda dos combustíveis. Mota Soares defende o alívio da carga fiscal.
“O único sítio onde somos todos Centeno é na bomba de gasolina“. As palavras são Pedro Mota Soares e marcam o lançamento do novo simulador do CDS-PP para calcular o peso das taxas e dos impostos no preço de venda dos combustíveis. Em declarações ao ECO, o deputado avança ainda que, no dia 21 do próximo mês, o partido irá propor a eliminação do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP).
“Queremos que os portugueses percebam quanto é que é imposto, quanto é que é combustível“, sublinha o parlamentar. Mota Soares explica, nesse sentido, que em “cada 30 euros de gasolina, 19 euros são impostos”.
No novo portal — chamado “Mais Imposto, Menos Combustível” — o utilizador escolhe o tipo de combustível e o número de litros, recebendo como resultado uma análise do custo, nomeadamente no que diz respeito ao peso do ISP e do IVA.
A apresentação deste novo portal acontece no dia em que a Comissão Europeia dá conta de que, por cá, mais de metade do preço de venda dos combustíveis resulta de taxas e impostos. De acordo com a análise comunitária, Portugal oferece o décimo gasóleo mais caro da União Europeia. No que diz respeito à gasolina ocupa, a quinta posição.
Revendedores reclamam de faturação detalhada
Esta quinta-feira, a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec) deixou um alerta, quanto à faturação detalhada: “Ainda estamos a avaliar esses custos, [mas] quanto mais informação trouxer, mais custos terá para as nossas empresas”.
Em reação, Mota Soares diz que o CDS-PP é “sensível” aos argumentos destas entidades, mas insiste que “é muito importante que os portugueses possam saber”, no momento em que estão a pagar, a composição desse custo.
O deputado considera importante “finalizar” este processo, mostrando-se aberto ao diálogo com os revendedores, nomeadamente no que diz respeito ao tempo de implementação desta alteração.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“O único sítio onde somos todos Centeno é na bomba de gasolina”, diz Mota Soares. CDS lança simulador de combustíveis
{{ noCommentsLabel }}