Marcelo: “O óbvio é que a atual fórmula governativa vote o orçamento”

  • Lusa
  • 18 Junho 2018

Marcelo Rebelo de Sousa falou esta segunda-feira sobre o Orçamento do Estado para 2019. E deixou um recado à geringonça: "acrescentar ruído ou crise ao que é largamente imprevisível é uma má ideia".

O Presidente da República expressou hoje preocupação com as incógnitas globais e advertiu que é “má ideia” acrescentar-lhes uma crise interna, defendendo que “o óbvio é que a atual fórmula governativa vote o Orçamento” para 2019.

“Perante as incógnitas esboçadas no plano mundial e europeu, cuja solução não depende de nós — e os passos já dados são, como vos disse, preocupantes — acrescentar ruído ou crise ao que é largamente imprevisível é uma má ideia“, afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, e se referia ao processo de aprovação do Orçamento do Estado para 2019 e à estabilidade institucional interna, acrescentou: “Já nos bastam as dúvidas vindas da situação externa. Para quê criarmos cenários que as agravem desnecessariamente?”.

Segundo o chefe de Estado, “o óbvio é que a atual fórmula governativa vote o Orçamento do Estado para 2019, assim mostrando que é capaz de durar uma legislatura e de se constituir como uma das soluções alternativas sólidas para Portugal, e que até às eleições europeias da primavera e legislativas do outono haja estabilidade política”.

O Presidente da República admitiu que essa estabilidade interna seja “naturalmente pontuada pelo confronto eleitoral, que já começou, e que, como aliás é uso, se poderá intensificar a partir de setembro e, sobretudo, de janeiro de 2019”, mas disse esperar que “esse confronto não crie fatores também eles imprevisíveis ou mesmo inexequíveis para a trajetória orçamental em curso”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo: “O óbvio é que a atual fórmula governativa vote o orçamento”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião