Tensão entre EUA e China continua a penalizar Wall Street. Dow Jones perde mais de 1%

  • ECO
  • 19 Junho 2018

Os investidores continuam de olhos postos na escalada da tensão entre EUA e China. As ameaças continuam a surgir dos dois lados, pressionado os mercados norte-americanos.

A escalada da tensão entre Estados Unidos e China continua a assustar os mercados norte-americanos, que encerraram no vermelho esta terça-feira. A guerra comercial empurrou os três principais índices para terreno negativo, com o Dow Jones a perder mais de 1%.

O S&P500 encerrou a segunda sessão da semana a cair 0,4%, para 2.762,57 pontos. Já o tecnológico Nasdaq desvalorizou 0,28%, para 7.725,585 pontos, enquanto o industrial Dow Jones perdeu 1,15%, para 24.700,21 pontos.

Depois de, na semana passada, o Presidente norte-americano ter anunciado a imposição de tarifas alfandegárias de 25% sobre importações chinesas de 50 mil milhões de dólares — o que levou a China a anunciar taxas de 25% sobre um conjunto de produtos norte-americanos –, Donald Trump ameaça agora com taxas suplementares de 10% sobre importações no valor de 200 mil milhões de dólares.

Mas Pequim também já respondeu ao anúncio mais recente do líder norte-americano e avisou que vai retaliar. “Se os Estados Unidos perdem o bom senso e publicam uma lista [de produtos visados], a China ver-se-á na obrigação de adotar uma combinação de medidas quantitativas e qualitativas em forma de enérgicas represálias”, indicou o ministério chinês do Comércio, em comunicado citado pela Lusa.

“Os investidores estão a acordar para a ideia de que toda a retórica sobre comércio poderia ser mais do que apenas uma tática de negociação”, afirmou Emily Roland, da John Hancock Investments, em Boston, citada pela agência Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tensão entre EUA e China continua a penalizar Wall Street. Dow Jones perde mais de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião