Autoridade Bancária Europeia quer medidas para Brexit sem acordo com Bruxelas

  • Lusa
  • 25 Junho 2018

A Autoridade Bancária Europeia quer que as entidades acelerem o desenho de medidas para o caso de o Reino Unido abandonar a União Europeia sem acordo.

A Autoridade Bancária Europeia (ABE) incitou hoje as entidades continentais europeias para acelerarem o desenho de medidas para o caso de Reino Unido abandonar a União Europeia (UE), sem chegar a um acordo com Bruxelas.

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE), em 29 de março de 2019, sem que se tenha chegado a um acordo com Bruxelas é um cenário que tem “sérios riscos” para a estabilidade, refere a ABE num comunicado.

O regulador do setor financeiro europeu referiu ainda que no período de transição que Londres e a UE preveem iniciar depois do ‘brexit’, este só será possível de se concretizar caso se ratifique um acordo final sobre os termos da saída britânica, algo de que “não há certeza de momento”.

“As empresas não podem dar por garantido que continuarão a operar como o fazem atualmente, nem podem apoiar-se num acordo político não executado”, disse o presidente do ABE, Andrea Enria, em comunicado.

A ABE adverte também os bancos de que o acesso aos serviços financeiros entre os dois lados do Canal da Mancha poderão ser “interrompidos abruptamente” se as autoridades públicas não chegarem atempadamente a acordo sobre soluções alternativas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoridade Bancária Europeia quer medidas para Brexit sem acordo com Bruxelas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião