Quantos Palácios de Belém cabem na Casa Branca? Experimente a nova ferramenta do Google Earth

  • Rita Frade
  • 26 Junho 2018

Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar-se com o presidente dos EUA. Quase 5.750 quilómetros separam o Palácio de Belém da Casa Branca. E quantos Palácios cabem na casa de Trump? Esta ferramenta diz.

5.746,77 km. É esta a distância exata que separa a residência oficial do Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, da do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Como é que se sabe isto? Graças à nova ferramenta de medição do Google Earth que mais do que distâncias, permite agora calcular áreas.

A partir de agora vai ser mais fácil medir distâncias e calcular perímetros e áreas, entre dois ou mais pontos, no Google Earth. Esta nova funcionalidade — uma das mais pedidas pelos utilizadores — foi lançada pela Google no dia em que se inicia a visita oficial de Marcelo Rebelo de Sousa aos EUA, onde será recebido por Donald Trump para discutir temas como a NATO, as Lajes, a energia e as exportações.

Se a distância entre Lisboa e Washington D.C. é grande, a dimensão das “casas” de cada um dos líderes não lhe fica atrás. O líder que quer fazer a América grande outra vez (“Make America Great Again”, no lema em inglês), tinha de habitar uma Casa Branca com muitos milhares de metros quadrados.

Recorrendo à nova ferramenta do Google, é possível medi-los. Basta encontrar o imóvel no Google Earth, selecionar a ferramenta “Medir distância” e, a pouco e pouco, ir definido a área à qual se quer tirar as medidas. O resultado? Contando com o imenso jardim, a Casa Branca ocupa uma área de 79.837 metros quadrados.

Dimensão da Casa Branca.Google Earth

 

Por sua vez, o Palácio de Belém, apesar de gigante no contexto da capital portuguesa, conta apenas com 29.525 metros quadrados, considerando tanto a parte edificada como os famosos jardins por onde Marcelo Rebelo de Sousa gosta de passear.

Dimensão do Palácio de Belém.Google Earth

Tendo em conta a nova ferramenta do Google Earth, que apenas está disponível para utilizadores do Google Chrome e dispositivos Android, a Casa Branca conseguiria acomodar mais de dois Palácios de Belém.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quantos Palácios de Belém cabem na Casa Branca? Experimente a nova ferramenta do Google Earth

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião