Merkel dramatiza cimeira europeia: “Ou vai ou racha”, diz a chanceler sobre a migração
A chanceler alemã foi ao Parlamento defender a reforma da moeda única e a necessidade de a Europa chegar a um acordo para o "desafio da migração".
Angela Merkel apelou esta quinta-feira a uma reforma da Zona Euro para fortalecer a moeda única face a eventuais crises no futuro. Sublinhou, ainda assim, que o destino europeu dependerá da capacidade de resposta dos Estados membros aos desafios da migração.
Falando no Parlamento alemão, antes da decisiva cimeira em Bruxelas que vai debater a reforma da Zona Euro, a chanceler disse que os programas de assistência a países como Grécia e Portugal “foram um desafio enorme”. “Mas podemos dizer que o euro está estável, os programas de resgate terminaram e os países estão mais competitivos e isso foi um bom trabalho e um bom pedaço de solidariedade europeia”, referiu Merkel aos deputados citado pela agência Reuters.
“Ainda assim, a Zona Euro ainda precisa de ser reformada. É por isso que acordámos com a França para trabalhar em conjunto”, disse.
"Os programas de assistência à Grécia e outros países foram um grande desafio. Mas podemos dizer que o euro está estável, os programas de resgate terminaram e os países estão mais competitivos e isso foi um bom trabalho e um bom pedaço de solidariedade europeia.”
Merkel disse também que a reforma da Zona Euro está longe de ser o único desafio para a Europa. “A Europa enfrenta muitos desafios mas o desafio da migração poderá ser uma questão de ou vai ou racha para a União Europeia”, considerou a governante.
“Ou nós conseguimos isso, e outros países em África vão acreditar que nós somos guiados por valores e vão acreditar no multilateralismo, e não no unilateralismo, ou ninguém irá acreditar mais no sistema de valores que nos tornou fortes”, disse. “É por isso que é tão importante”, declarou ainda.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Merkel dramatiza cimeira europeia: “Ou vai ou racha”, diz a chanceler sobre a migração
{{ noCommentsLabel }}