A tarde num minuto

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

Tanto Carlos Zorrinho como Nuno Melo e Rangel concordam que a consolidação da união económica e monetária é importante para Portugal, mas não esperam que os avanços essenciais cheguem nesta cimeira. António Vitorino foi eleito esta sexta-feira para diretor-geral da Organização Internacional das Migrações. O anúncio foi feito pela instituição na rede social Twitter.

A cimeira europeia desta quinta e sexta-feira era considerada por alguns apoiantes de Emmanuel Macron como uma oportunidade para relançar a Europa e aprofundar a união económica e monetária, mas os eurodeputados portugueses que falaram ao ECO receiam que a maior parte dos grandes temas fiquem pela rama: a cimeira, como diz Paulo Rangel, “não é ainda” o que Portugal precisa.

O português António Vitorino acaba de ser eleito como novo diretor-geral da Organização Internacional das Migrações (OIM), anunciou a instituição na rede social Twitter.

A Associação Mutualista, dona do Montepio, já formalizou a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) no capital do banco liderado por Carlos Tavares. Isto num investimento inicial de 75 mil euros da Santa Casa, valor que vai aumentar com a participação das outras 50 misericórdias e entidades sociais que mostraram interesse em participar nesta operação, através da qual vão ser alienados até 2% do Montepio, até ao final do ano. Apesar de ser uma participação “simbólica”, o presidente da Mutualista garante que isso não se traduzirá num menor poder de intervenção no banco.

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, não acredita que o Governo esteja preparado para avançar com a passagem dos últimos 12 mil enfermeiros para um horário semanal de trabalho de 35 horas, que deveria acontecer este dia 1 de julho. Se a carência de enfermeiros em Portugal já era grande, defende, o facto de não terem sido feitas as 1.700 contratações necessárias para compensar esta mudança irá agravar mais ainda essas dificuldades. A bastonária, em entrevista ao ECO, deixou ainda um apelo ao primeiro-ministro António Costa para que impeça que o Ministério da Saúde permaneça “capturado” pelo das Finanças.

A Eleven Sports, que ficou conhecida em Portugal por ter “roubado” os direitos da Liga dos Campeões à SportTV, vai arrancar as operações em Portugal com o lançamento de dois canais em alta definição e transmissão linear e uma plataforma de streaming online para “todos os fãs em todo o país”. O início está marcado para 15 de agosto, dia do jogo “entre o Real Madrid de Cristiano Ronaldo e o Atlético de Madrid” a contar para a Supertaça Europeia, anunciou a empresa, que vai contar ainda com “uma operação local” no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tarde num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião