Hoje nas notícias: Dívida do Estado, CGD e Madonna

  • ECO
  • 2 Julho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Caixa Geral de Depósitos reembolsou dois mil milhões de euros ao BCE, deixando de ter qualquer dívida ao banco. No mesmo dia é sabido ainda que os portugueses são dos que mais investem em dívida pública, mas também que os hospitais aumentaram em 30 milhões a despesa com medicamentos nos primeiros quatro meses do ano. Nota ainda para o programa eleitoral do CDS que incluirá propostas sobre trabalho precário e para Madonna que volta a ser notícia pelo facto de a Câmara Municipal de Lisboa lhe ter cedido um espaço de estacionamento.

Portugueses são dos que mais investem em dívida do Estado

Portugal já foi um dos países da Europa em que as famílias menos investiam em dívida do Estado, cenário que entretanto mudou nos últimos anos. Em cinco anos o valor aplicado pelos particulares no financiamento do Estado mais que triplicou para 34,5 mil milhões de euros, adianta o Diário de Notícias (acesso pago), na sua primeira edição diária inteiramente digital. Há cinco anos, as famílias portuguesas detinham apenas 5% da dívida direta do Estado. No final de maio, o montante era de cerca de 14%.

Caixa deixa de estar exposta ao BCE

A Caixa reembolsou, antecipadamente, um financiamento de 2.000 milhões de euros do BCE na semana passada, deixando de ter, em Portugal, qualquer empréstimo junto do banco central, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). A decisão deverá ter impacto positivo na avaliação das agências de rating e junto dos investidores, isto depois de o banco público ter chegado a contar com 11,2 mil milhões de euros em empréstimos do BCE no primeiro semestre de 2011, após o pedido português de ajuda externa em abril desse ano.

Hospitais gastaram mais 30 milhões de euros com medicamentos

Entre janeiro e abril deste ano, os hospitais gastaram 414 milhões de euros em fármacos, um aumento de 7,8% (30 milhões de euros) do que no período homólogo. De acordo com o relatório referente a dezembro do ano passado, a despesa tem crescido a um ritmo elevado, com destaque para a oncologia, a artrite reumatóide/psoríase e a paramiloidose, que representam o maior peso, segundo avança o Jornal de Notícias (acesso pago).

Programa do CDS incluirá propostas sobre trabalho precário ​

O CDS tem estado a preparar o seu programa eleitoral, no qual estarão incluídas medidas que ​respondam à necessidade de um novo “enquadramento laboral para impedir a fraude no trabalho temporário e para adaptar a legislação à economia digital e aos trabalhadores independentes”, ou seja, “responder ao trabalho precário”. Segundo ​Adolfo Mesquita Nunes, ​“o objetivo é preparar Portugal e os portugueses para as oportunidades e os riscos da economia global”, noticia o Público (acesso condicionado).

Partidos exigem ver contrato de cedência de estacionamento a Madonna

A oposição em bloco encostou a Câmara Municipal de Lisboa à parede, exigindo que o município liderado por Fernando Medina mostre o contrato de cedência de estacionamento para 15 carros da cantora Madonna. “O estacionamento em Lisboa é escasso e deve ser regulado com responsabilidade” afirmou Ricardo Robles do Bloco de Esquerda, pode ler-se na capa do Jornal i (acesso pago), por exemplo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Dívida do Estado, CGD e Madonna

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião