Trump ameaça com shut down do governo se não lhe derem dinheiro para o muro

O presidente dos EUA usou o Twitter, para ameaçar o Congresso que caso não o apoie na construção do muro na fronteira com o México nem nas alterações às leis da imigração, poderá "fechar" o governo.

Donald Trump voltou ao Twitter. E não foi para dar boas notícias. O presidente norte-americano usou a rede social para avisar os democratas que, caso não o apoiem na construção de um muro junto à fronteira com o México nem noutras alterações às leis da imigração, poderá provocar um shut down do governo.

“Estaria disposto a ‘fechar’ [shut down] o governo caso os democratas não nos dêem os votos para a segurança da fronteira, que inclui o muro!”, escreveu Donald Trump.

O presidente dos EUA já usou por várias vezes a ameaça de uma paralisação do governo desde que assumiu o cargo em 2017, tendo sempre como objetivo tentar forçar as suas prioridades no que respeita aos gastos do Congresso, especialmente o financiamento para a construção de um muro ao longo da fronteira sul do país.

Trump pretende que o Congresso aprove uma legislação que aborde questões de imigração, incluindo o muro fronteiriço, a mudança na forma como os vistos são concedidos, bem como outras restrições à imigração.

Apesar de os republicanos controlarem o Congresso, divergências entre moderados e conservadores do partido impediram uma rápida alteração legislativa.

Os impasses gerados em torno dos níveis de gastos e a imigração levaram a uma paralisação de três dias do governo, a maior parte no fim-de-semana, em janeiro, e uma paralisação de algumas horas em fevereiro.

Donald Trump já solicitou 25 mil milhões de dólares (cerca de 21,4 mil milhões de euros) para construir o muro fronteiriço, sendo que 1,6 mil milhões já tiveram como destino o projeto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump ameaça com shut down do governo se não lhe derem dinheiro para o muro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião