Lei da Euribor negativa afeta 2% dos créditos

  • ECO
  • 2 Agosto 2018

Diploma que obriga os bancos a refletir tacas negativas nos créditos à habitação vai abranger 31 mil financiamentos. Caixa Geral de Depósitos é a maior afetada por esta medida.

O diploma que obriga os bancos a refletir as taxas negativas da Euribor nos contratos de crédito à habitação vai abranger 31 mil financiamentos, ou seja, 2,1% dos créditos.

A legislação da Euribor negativa, em vigor desde julho, afeta 31 mil financiamentos, o que se traduz em 2,1% dos 1,5 milhões de empréstimos que existiam no final do ano passado, adianta o Jornal de Negócios (acesso pago).

Dos bancos nacionais que aplicam esta lei, o maior afetado será a Caixa Geral de Depósitos, já que é lá que se encontra a maioria dos financiamentos, cerca de 18 mil. No Novo Banco são 3.700 contratos afetados.

Esta medida representa seis euros mensais por cada um dos clientes, revelou Paulo Macedo. Desta forma, o encargo para o banco supera os 100 mil euros por mês, e chega aos 1,2 milhões de euros anuais.

Não é conhecido o impacto financeiro para os outros bancos. Para aplicar as taxas de juro negativas, as instituições poderão descontar os valores negativos ao capital em dívida à medida que cada prestação for vencendo ou constituir uma bolsa de juros, que serão deduzidos quando forem positivos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lei da Euribor negativa afeta 2% dos créditos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião