Ideia de negócio para agroindústria e alimentação? Acelere-a aqui

Os empreendedores serão apoiados no processo de passagem da ideia ao negócio. O projeto é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacional.

Atenção empreendedores: vai arrancar em setembro um programa de aceleração, para ideias de negócio nas áreas da agroindústria e alimentação. É a primeira iniciativa deste tipo do projeto AgriEmpreende, que surge depois de um concurso de ideias de negócio.

O objetivo do programa é apoiar empreendedores no processo de aceleração da ideia ao negócio. Vai desenvolver-se em três áreas distintas, entre as quais workshops, consultoria e acompanhamento, e financiamento.

Os workshops tocam nas várias fases do processo, desde a construção da proposta de valor até ao controlo de gestão. O acompanhamento será personalizado, e feito por “consultores e mentores com experiência reconhecida”, explica a entidade em comunicado. Já o financiamento, será possível angariar na apresentação final dos projetos a potenciais financiadores, onde se incluem a “banca, business angels e fundos de capital de risco”, indica a organização em comunicado.

O programa é gratuito e tem vagas para 15 empreendedores, entre eles os vencedores do concurso e os que receberam menções honrosas. Tem início a 6 de setembro na Startup Santarém e vai ter a duração de cinco semanas. Os participantes terão workshops temáticos de manhã, e trabalho acompanhado por consultores e mentores à tarde.

“Esta iniciativa está a corresponder às expectativas iniciais, que passam por afirmar a vocação empreendedora destas duas regiões e dotá-las das condições técnicas e estruturais essenciais para promover o empreendedorismo inovador e qualificado na fileira agroalimentar”, diz Carlos Lopes de Sousa, presidente do AgroCluster Ribatejo, líder do projeto.

O AgroCluster é a entidade líder e o InovCluster copromotor do projeto AgriEmpreende, que é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

O Concurso de Ideias de Negócio deste projeto terá uma segunda edição, que decorre de 3 a 28 de setembro e tem como temas a concurso indústrias e tecnologias de produção, agricultura e alimentação. As candidaturas podem ser entregues até ao último dia, 28 de setembro, no portal.

Este concurso tem vários tipos de prémio a atribuir, como pré-incubação para desenvolvimento do projeto e incubação física pós início de atividade na Startup Santarém ou no Centro de Empresas Inovadoras. Os prémios monetários para os três projetos vencedores chegam a 5 mil euros para o primeiro classificado, 3 mil euros para o segundo e mil euros para o terceiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ideia de negócio para agroindústria e alimentação? Acelere-a aqui

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião