5 coisas que vão marcar o dia

Portugal regressa ao mercado da dívida, são conhecidos os dados da inflação em agosto, acontece o debate do "Estado da União", é revelado o "Livro Bege" pela Fed e a Apple revela novos produtos.

No mesmo dia em que o Tesouro regressa aos mercados para emitir dívida de longo prazo, serão conhecidos os dados finais sobre a inflação em Portugal relativa ao mês de agosto. A nível europeu, o destaque recai sobre o debate do “Estado da União” no Parlamento Europeu. Já no outro lado do Atlântico será divulgado o “Livro Bege” e a Apple desvenda as mais recentes novidades em termos de produtos.

Portugal regressa aos mercados. Quer mil milhões

O IGCP está de volta ao mercado. A agência que gere a dívida pública realiza na manhã desta quarta-feira um duplo leilão de dívida de longo prazo (cinco e dez anos), onde pretende angariar entre 750 e 1.000 milhões de euros de financiamento. Esta emissão acontece numa altura em que as yields das obrigações soberanas nacionais dão sinais de alívio após a subida registada na semana passada por causa da tensão em Itália. A última vez que Portugal realizou uma emissão de longo prazo foi a 11 de julho, quando colocou 950 milhões de euros em títulos com maturidade a dez e 16 anos. Desde então, houve mais um leilão, a 15 de agosto, mas de curto prazo.

Inflação em agosto: desaceleração confirma-se?

Esta quarta-feira ficam fechados os dados sobre a inflação em Portugal relativa a agosto, depois de a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) ter apontado para uma desaceleração naquele mês. A estimativa do gabinete público de estatísticas apontou para uma desaceleração do ritmo de crescimento homólogo dos preços para 1,2% em agosto, valor que irá ou não confirmar hoje. A descida dos preços dos combustíveis não terá sido alheia a essa tendência.

Juncker debate pela última vez o “Estado da União”

No Parlamento Europeu, em Estrasburgo, discute-se esta quarta-feira, o “Estado da União”. Juncker proferirá assim o seu último discurso na entrada daquele que será o último “ano académico” da sua Comissão e a menos de nove meses das eleições europeias, agendadas para maio de 2019, e da qual resultarão um novo Parlamento Europeu e um novo executivo comunitário. É esperado que os deputados europeus façam um balanço dos resultados da “Comissão Juncker” até à data e definam as prioridades a alcançar até às eleições de maio de 2019.

“Livro Bege” da Fed dá sinais sobre a economia

A Reserva Federal (Fed) dos EUA revela os últimos dados sobre a economia através do “Livro Bege”. Publicado oito vezes por ano, este documento apresenta o resumo das condições e atividade económica, com base no reportado pelos diferentes bancos centrais federais. O último “Livro Bege” foi publicado em julho, com 10 dos 12 bancos centrais a reportarem crescimento moderado ou modesto. Revelaram ainda à Fed sinais de desconfiança em torno das tarifas aduaneiras impostas pela Casa Branca.

Apple revela as novas apostas. Três novos iPhones na calha?

O Auditório Steve Jobs recebe esta quarta-feira a reunião anual da Apple, evento onde é esperada a apresentação dos novos produtos estrela da empresa da maçã. Como habitualmente, a gigante tecnológica norte-americana já deu pistas sobre os novos produtos que serão revelados. A especulação faz a restante parte do papel, falando-se no lançamento de três modelos do iPhone, incluindo uma versão maior do iPhone X. Resta saber se tal se confirma e que outras novidades podem surgir e perceber qual aquela que será a reação dos investidores, depois de a Apple se ter tornado recentemente na primeira cotada a valer mais de um bilião de dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião