Nova Zelândia emite alerta de tsunami após sismo de 7,4

  • Lusa
  • 13 Novembro 2016

As autoridades da Nova Zelândia lançaram hoje um alerta de tsunami após um sismo de magnitude 7,4 próximo da cidade de Christchurch.

As autoridades da Nova Zelândia lançaram hoje um alerta de tsunami após um sismo de magnitude 7,4 próximo da cidade de Christchurch. “É possível um tsunami”, informou a organização nacional de defesa civil, que gere as situações de emergência na Nova Zelândia.

Segundo a organização, “a primeira onda de atividade poderá não ser a mais significativa”, podendo a atividade sísmica capaz de provocar um tsunami continuar durante várias horas.

Um sismo de magnitude 7,4 foi hoje registado na Nova Zelândia, informou o serviço geológico dos Estados Unidos. O sismo, a pouca profundidade, ocorreu a cerca de 90 quilómetros da cidade de Christchurch, na Ilha do Sul, informou a agência norte-americana.

"É possível um tsunami. A primeira onda de atividade poderá não ser a mais significativa.”

Proteção Civil da Nova Zelândia

Não há para já notícia de vítimas ou danos graves e inicialmente o Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico tinha dito que não haveria alerta de tsunami. Fortes abalos foram sentidos em Wellington, a 200 quilómetros de distância.

O site GeoNet, do governo da Nova Zelândia, informou que o sismo foi sentido em todo o país e avisou os cidadãos para estarem alerta a possíveis réplicas.

O sismo ocorreu pouco depois da meia-noite de domingo (11:00 em Lisboa), com centro 93 quilómetros a nordeste de Christchurch, a uma profundidade de 10 quilómetros. Os sismos costumam ser mais sentidos à superfície quando são menos profundos.

Em 2011, um sismo de magnitude 6,3 fez 185 mortos em Christchurch.

A Nova Zelândia fica situada no “Círculo de Fogo do Pacífico” um arco de falhas sísmicas no Oceano Pacífico, onde são comuns os tremores de terra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova Zelândia emite alerta de tsunami após sismo de 7,4

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião