FMI pressiona Governo a rever PIB em baixa no OE para 2019

A seis dias da entrega do Orçamento, o Executivo é pressionado a assumir que a economia vai abrandar em 2019. FMI está mais pessimista quanto às contas externas este ano e no próximo.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia portuguesa cresça 1,8% em 2019. A projeção já não é nova, mas é reafirmada pela instituição no World Economic Outlook, divulgado esta terça-feira, e representa um abrandamento da atividade económica face a este ano. O recado chega a Portugal a seis dias da entrega do Orçamento do Estado no Parlamento e numa altura em que o Governo fecha com os parceiros políticos novas medidas para aumentar os rendimentos das famílias.

Em abril, quando apresentou o Programa de Estabilidade, o Governo projetou uma subida do PIB de 2,3% este ano, esperando que, em 2019, o crescimento seja igual. Ou seja, a economia não acelerava mas também não travava.

Já por essa altura, o FMI apontava para um abrandamento da atividade económica em 2019, ao projetar um crescimento do PIB de 1,8%. De lá para cá, foram várias as instituições a apontar no mesmo sentido, na sequência de uma degradação da conjuntura externa. No Terreiro do Paço, a margem para não assumir uma travagem económica no último ano da legislatura é cada vez menor.

No World Economic Outlook, o FMI apresenta também previsões para 2023, exatamente o último ano da legislatura que começa em 2019. Para esse ano, a instituição liderada por Christine Lagarde prevê um crescimento do PIB de 1,4% — metade do crescimento económico observado em 2017, quando a economia cresceu ao nível mais alto desde 2000. Para 2022 — um ano antes –, o Executivo espera uma subida do PIB de 2,1%.

2019: o regresso aos défices na balança corrente

Com a economia a perder gás, o Fundo mostra-se mais pessimista quanto à evolução da balança corrente — que mede a diferença entre exportações e importações de bens e serviços e entre o que se paga e recebe em rendimentos de quem trabalha e investe, bem como nas remessas de emigrantes.

Nas últimas previsões, o Fundo apontava para um excedente na balança corrente este ano de 0,2% do PIB e um regresso a terreno negativo em 2019 com um défice de 0,1% do PIB. Agora, o FMI piora estas previsões. O saldo deste ano será nulo e o défice previsto para 2019 agrava-se para 0,3% do PIB. Para cada um dos anos, o Governo previa em abril um excedente de 0,7% do PIB.

A confirmarem-se estas expectativas, 2019 será assim o ano do regresso aos défices da balança corrente depois de seis anos de interrupção.

Apesar do abrandamento económico e do agravamento nas contas externas, o mercado e trabalho deverá continuar a apresentar melhorias. O FMI espera que a taxa de desemprego baixe para 6,7% em 2019, depois de este ano chegar aos 7%. Para 2018, o Fundo mostra-se mais otimista, já que nas projeções anteriores apontava para uma taxa de desemprego de 7,3%.

Em ambos os casos, o FMI mostra-se mais confiante do que o Governo que em abril indicava que a taxa de desemprego seria de 7,6% este ano e 7,2% em 2019. Uma boa notícia a seis dias da entrega do último OE da legislatura.

O Fundo manteve as previsões de inflação em 1,7% e 1,6% este ano e no próximo, admitindo assim pressões inflacionistas mais acentuadas do que as do Governo (que em abril apontava para 1,4% em cada um dos anos).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI pressiona Governo a rever PIB em baixa no OE para 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião