“Estamos sistematicamente a lidar com a obsessão das metas do défice”, critica o Bloco

Numa reação à mensagem de Natal do primeiro-ministro, o Bloco de Esquerda sublinha a necessidade de lidar com o "défice social" e critica a política de cativações do Executivo.

“Estamos sistematicamente a lidar com a obsessão das metas do défice”, critica a eurodeputado do Bloco de Esquerda, Marisa Matias. “Não é só cumprir as metas, mas ficar muito abaixo das metas que são propostas por Bruxelas”, acrescenta a responsável numa reação à mensagem de Natal de António Costa, na qual o primeiro-ministro defendeu a necessidade de investir nos serviços públicos, nomeadamente SNS e transportes, mas frisou que é fundamental eliminar o défice e reduzir a dívida pública. Para Marisa Matias, o défice com o qual o Executivo deveria estar preocupado é o “défice social”.

É positivo ter o défice baixo“, reconhece a bloquista, em declarações transmitidas pela Sic Notícias. “Toda a gente se preocupa com a consolidação das contas públicas, mas esta obsessão por ir além das metas que estão estabelecidas é aquela que nos deixa com um défice muito mais preocupante e que retira muito mais ao desenvolvimento da sociedade que é o défice social“, apontou a eurodeputada. “É essa a nossa preocupação”, acrescentou.

Marisa Matias aponta o dedo à política de cativações levada a cabo pelo ministro as Finanças. “Não podemos ter casos como o último ano em que mil milhões de euros de despesa, que estava prevista no OE, não é executada em nome dessa obsessão“, pelo défice, acrescenta a eurodeputada. De acordo com o Orçamento do Estado para 2019, em 2018 Portugal deverá registar um défice de 0,7% e de 0,2% no ano seguinte. Mas o ministro das Finanças já reconheceu que deverá rever em baixa a meta do défice para este ano. Uma avaliação que vai ao encontro dos cálculos do Conselho das Finanças Públicas e da Unidade dos Técnicos de Apoio Orçamental (UTAO).

“Ficar muito abaixo das metas é desinvestir no nosso pais, é não combater com todos os meios a pobreza que existe em Portugal, não investir no SNS, não dar resposta aos cuidadores informais”, sublinha a eurodeputada. “É continuar a ter políticas que não promovem a verdadeira coesão territorial”, acrescentou. Para Marisa Matias, “o interior do país foi votado ao abandono” e “é por isso que o défice social é o principal défice a que é necessário responder”.

António Costa, na sua mensagem frisou: “Estamos melhor, mas ainda temos muito para continuar a melhorar”. Marisa Matias não podia estar mais de acordo. “Estamos de acordo de que há muitas coisas que precisam de ser melhoradas e as consequências têm de vir daí”, frisou a eurodeputada.

O primeiro-ministro também falou de riscos de retrocessos. “Virada a página dos anos mais difíceis, há agora duas questões essenciais que se colocam: por um lado, como conseguimos dar continuidade a este percurso, sem riscos de retrocesso. E por outro, como garantimos que cada vez mais pessoas beneficiam na sua vida desta melhoria”, disse António Costa.

A responsável do Bloco defende que “não é bom em 2018 usar uma frase da direita de 2014”. “O que enfrentamos é o não investimento e o descurar das políticas públicas. Esse é o verdadeiro risco de retrocesso”, sublinhou. “De resto não creio que possamos voltar de maneira nenhuma a soluções que provaram ser erradas e que justificaram, na altura, os cortes permanentes. O que precisamos é de investir na nossa sociedade e na nossa economia. Temos condições para o fazer como não tínhamos antes”, concluiu a bloquista que se recusou a falar de questões eleitorais em reação à mensagem de Natal.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Estamos sistematicamente a lidar com a obsessão das metas do défice”, critica o Bloco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião