Barraqueiro controla novo operador de transportes em Matosinhos

  • Lusa
  • 1 Janeiro 2019

Há um novo operador de transportes no concelho de Matosinhos, o ViaMove, controlado na maioria do capital pelo grupo Barraqueiro.

A empresa ViaMove, detida em 51% pelo Grupo Barraqueiro e em 49% pela Resende, é a partir desta terça-feira, dia 1 de janeiro, a nova operadora de transportes públicos de Matosinhos, revelou à agência Lusa o vereador dos Transportes e da Mobilidade. “A sociedade ViaMove já está autorizada pela Área Metropolitana do Porto para operar em Matosinhos a partir de hoje, iniciando assim um período de transição que terminará em março”, disse José Pedro Rodrigues.

A ViaMove vem substituir a operadora Resende, cuja concessão terminou na segunda-feira, que nos últimos tempos foi alvo de críticas por má qualidade dos veículos, bem como por relatos de sucessivos atrasos ou falhas de carreiras. O vereador recordou que a empresa vai englobar os funcionários da Resende, que são cerca de 200, e contratar 30 novos motoristas.

Outra das mudanças é a imagem e marca dos autocarros – que irão chamar-se “Maré”, dada a ligação de Matosinhos ao mar – a aquisição de dez novas viaturas e a introdução de novas linhas, afirmou.

Os autocarros que já não estão em condições vão ser substituídos, e está a ser “desenhada” uma nova linha que colmate a inexistência de transporte público na Via Norte, referiu.

O novo operador assumirá as 22 linhas, atualmente entregues à Resende, os cerca de 60 autocarros desta empresa, e funcionará nas suas instalações, revelou o vereador dos Transportes e Mobilidade. Além disso, o serviço continuará a estar integrado na rede Andante, acrescentou.

Outra das novidades passa pela criação de uma aplicação na qual os utilizadores poderão consultar os tempos de espera e os horários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barraqueiro controla novo operador de transportes em Matosinhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião