Governo triplica emissão de dívida para o retalho
Perante a forte procura pelas obrigações, o Executivo decidiu aumentar o valor da oferta de Obrigações do Tesouro de Rendimento (OTRV) para o triplo. Passou para 1.500 milhões de euros.
O Governo decidiu triplicar o valor da oferta de Obrigações do Tesouro de Rendimento (OTRV). Começou com 500 milhões de euros, mas perante a forte procura elevou agora o montante para os 1.500 milhões.
“Informa-se que o Conselho de Administração do IGCP decidiu aumentar o valor nominal global da emissão de OTRV para 1.500 milhões de euros“, refere o comunicado. O montante inicial era de 500 milhões.
“A possibilidade de decidir aumentar o valor nominal global da emissão de OTRV encontra-se prevista” desde o lançamento desta nova emissão, acrescenta. E esta opção traduz a forte procura que se tem registado pelos títulos.
Nesta terceira emissão de OTRV, os 500 milhões de euros foram subscritos logo no dia em que arrancou a subscrição, a 14 de novembro. O ECO sabe que logo no primeiro dia as ordens arrasaram com a oferta, tendo chegado ao dobro, ou seja, mil milhões.
Esta será, assim, a maior operação de financiamento do Estado com OTRV. Na anterior, os pequenos investidores tinham aplicado 1.200 milhões de euros, já na primeira o valor ascendeu a 750 milhões. Os investidores interessados têm até 25 de novembro para colocarem ordens.
Apesar de pagar um juro mais baixo do que nas outras operações, a ausência de alternativas atrativas está a levar as famílias a apostarem nestes títulos que prometem uma taxa de 2% ao ano, durante cinco anos. O investimento mínimo é de 1.000 euros, mas é preciso cuidado com as comissões cobradas pelos bancos.
(Notícia atualizada com mais informações sobre a emissão de dívida para o retalho)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo triplica emissão de dívida para o retalho
{{ noCommentsLabel }}