Aqui não precisa de pedir um café para ir ao WC

  • Juliana Nogueira Santos
  • 22 Novembro 2016

Em 220 cidades alemãs, os estabelecimentos locais estão a abrir as casas de banho a quem passa. Porquê?

Se já andou a passear por uma qualquer cidade do mundo, de certeza que se deparou com este grande problema: a falta de casas de banho. As públicas, quando existem, raramente têm as condições de higiene necessárias para que se consiga passar da porta e as que restam são dentro dos estabelecimentos comerciais, que normalmente são reservadas a quem consome. Não nos resta qualquer hipótese senão pedir aquela garrafa de água ou café da vergonha e usar a casa de banho.

Os municípios alemães conseguiram encontrar uma solução para este dilema e decidiram começar a pagar aos negócios locais para deixarem os transeuntes utilizarem as suas casas de banho. O programa chama-se “Die nette Toilette” — em português algo como “A Casa de Banho Agradável” — e pressupõe um apoio monetário que vai dos 30 aos 100 euros por mês. Em troca, os estabelecimentos têm de colocar uma etiqueta na montra a mostrar que fazem parte do programa e abrir as portas a quem está aflito.

Die Nette Toilette

A etiqueta colocada na porta avisa que “aqui pode encontrar uma casa de banho agradável”.

Esta iniciativa já está presente em mais de 220 cidades alemãs. Munique é a mais recente a tornar as casas de banho agradáveis, enquanto Berlim ainda não faz parte desta lista. Segundo dados citados pelo City Lab, uma das aderentes, Bremen, já conseguiu poupar cerca de 1,1 milhões de euros por ano. Ao mesmo tempo, a cidade tem agora um dos melhores rácios de casas de banho públicas por residente.

Assim, o município já não tem de se preocupar com a construção de uma nova rede, com a remodelação da existente, com a constante manutenção e com o vandalismo inevitável destes espaços. Está também disponível uma aplicação para smartphone onde é possível ter acesso a todos os estabelecimentos aderentes e o seu horário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aqui não precisa de pedir um café para ir ao WC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião