Fisco lança app para comunicar o agregado familiar. Saiba como funciona

Contribuintes têm até dia 15 de fevereiro para atualizar ou comunicar junto do Fisco o seu agregado familiar para efeitos do IRS Automático. Já o pode fazer através do seu telemóvel.

Os contribuintes têm mais uma alternativa para atualizarem e confirmarem a composição do agregado familiar junto da Autoridade Tributária para efeitos do IRS Automático. As Finanças acabam de disponibilizar uma aplicação para telemóvel chamada “Agregado Familiar” e que, entre outras opções, permite ainda comunicar as entidades a consignar IRS ou IVA.

Até ao próximo dia 15 de fevereiro poderá comunicar junto do Fisco eventuais mudanças no seu agregado familiar com referência à data de 31 de dezembro de 2018. Até agora os contribuintes podiam fazê-lo (não é obrigatório, embora seja recomendável) através do Portal das Finanças. Têm agora mais uma alternativa que está na ponta do dedo.

Se tem um iPhone ou um smartphone com sistema operativo Android (por exemplo, da marca Samsung), poderá descarregar a aplicação através da App Store ou Play Store, respetivamente, pesquisando apenas “Agregado Familiar”.

Depois de realizado o download, basta aceder à aplicação colocando os seus dados pessoais: número de contribuinte e password.

São várias as possibilidades de consulta ou comunicação que a aplicação fornece:

  • Composição do seu agregado familiar;
  • Informação sobre os dependentes;
  • Informação complementar relativa às moradas;
  • Entidade à qual pretende consignar o seu IRS/IVA.

A aplicação pode ser partilhada por um máximo de seis familiares.

Não é obrigatório confirmar ou comunicar estas informações à Autoridade Tributária, embora seja recomendável porque são estes dados que serão usados para preenchimento do IRS Automático e o pré-preenchimento do seu IRS quando o contribuinte entregar o Modelo 3.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco lança app para comunicar o agregado familiar. Saiba como funciona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião