EDP admite vender barragens no valor de mil milhões

  • ECO
  • 17 Fevereiro 2019

A elétrica tem em curso um novo plano de negócios que contempla operações de investimento e de desinvestimento. Este é um dos cenários, mas não é o único.

A EDP está a estudar vender um conjunto de centrais hidroelétricas, no âmbito de um plano de alienações, que poderá render-lhe um encaixe de cerca de mil milhões de euros. A notícia é avançada pelo Expresso (acesso pago), que indica que estes negócios poderão ser incluídos já na revisão do plano estratégico da EDP, que será apresentada ao investidores a 12 de março.

“Está em curso um novo plano de negócios que contempla operações de investimento e de desinvestimento. Esse é um dos cenários, mas não é o único“, refere um membro do Conselho Geral e de Supervisão ao semanário. Não são reveladas, para já, quais as centrais que estarão na calha para serem vendidas.

Esta hipótese surge depois de o fundo Elliott, acionista da EDP, ter apresentado um plano que contempla vendas de ativos no valor de 7,6 mil milhões de euros — um plano que, contudo, não previa a venda de ativos hidroelétricos.

Entre as propostas deste fundo ativista, que detém 2,9% do capital da EDP, está a venda da participação de 51% que detém na EDP Brasil, bem como a participação de 49% nas Redes Ibéricas. Para além destas operações, o fundo Elliott defende o chumbo da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela China Three Gorges, que o fundo norte-americano considera oferecer um preço demasiado baixo.

Para já, a EDP responde apenas que vai “analisar cuidadosamente as propostas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP admite vender barragens no valor de mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião