Fed revê em baixa crescimento. Wall Street cai

Os principais índices bolsistas dos EUA terminaram em queda, no dia em que a Fed revelou-se menos otimista face à economia e atirou para 2020 o cenário de subida de juros. Banca foi penalizada.

O mercado acionista norte-americano terminou a sessão em queda, no dia em que a Reserva Federal (Fed) dos EUA reviu em baixa a estimativas de crescimento e manteve inalterados os juros, lançando para 2020 o cenário de subida de taxas. Destaque negativo para os títulos do setor financeiro.

O S&P 500 recuou 0,29%, para os 2.824,22 pontos, enquanto o Dow Jones perdeu 0,55%, para os 25.745,53 pontos. Apenas o Nasdaq contrariou esse sentimento, terminando a sessão com um ganho ligeiro de 0,07%, para os 7.728,97 pontos.

O sentimento negativo imperou no mercado acionista depois de a Fed ter admitido no final da reunião de dois dias que terminou nesta quarta-feira que não haverá aumentos de juros este ano, mas que esses aumentos podem acontecer em 2020. Esta postura “mais paciente”, tal como era esperado pelos analistas, é adotada depois de a instituição liderada por Jerome Powell ter revisto em baixa o crescimento económico dos Estados Unidos, estimando uma subida de 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB), em comparação com os 2,3% estimados em dezembro.

O banco central norte-americano também divulgou detalhes de um plano para acabar com a redução mensal de seu balanço em setembro.

Os títulos do setor financeiro foram dos que reagiram de forma mais negativa ao anúncio da entidade liderada por Jerome Powell. Os títulos do Goldman Sachs e do Bank of America cairam mais de 3%, enquanto os do Morgan Stanley, J.P. Morgan e do Citigroup sofreram perdas acima de 2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed revê em baixa crescimento. Wall Street cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião