CGD vai financiar 85% de contrato da Mota-Engil em Angola

  • Lusa
  • 29 Maio 2019

A CGD vai financiar 85% do contrato de 270 milhões de euros adjudicado à construtura Mota-Engil para modernizar as instalações navais no Soyo.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai financiar 85% do contrato de 270 milhões de euros adjudicado à construtura Mota-Engil para a modernização das instalações navais do Soyo, no norte de Angola, segundo um despacho assinado pelo Presidente angolano.

Num despacho presidencial datado de 22 de maio e a que a Lusa teve acesso, além de adjudicar a empreitada à construtura portuguesa, o Presidente de Angola, João Lourenço, aprovou um contrato de financiamento entre o Estado angolano e a CGD avaliado em 252.530.810 euros. O valor presente neste contrato de financiamento destina-se à “cobertura de 85% do Contrato de Empreitada” e a “100% do prémio de seguro”, lê-se no documento assinado pelo chefe de Estado angolano.

João Lourenço justificou a celebração destes contratos com a “necessidade de recursos financeiros para materializar os projetos de investimentos públicos e melhorar as condições das infraestruturas do país” e com a “necessidade de financiar o projeto de modernização das infraestruturas navais do Soyo”.

Na terça-feira, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Mota-Engil informou que, através da Mota-Engil Engenharia e Construção África, “se concretizaram os últimos trâmites legais conducentes à execução de um contrato para a modernização das Instalações Navais do Soyo, no norte de Angola”.

A construtora liderada por Gonçalo Moura Martins detalhou que o contrato totaliza 270 milhões de euros e contempla a execução de três atividades principais: dragagem, construção de cais e edifícios e infraestruturas. “O financiamento integral do projeto está assegurado por uma instituição de crédito à exportação”, acrescentou a Mota-Engil.

No comunicado, a construtora portuguesa referiu que “a confirmação da adjudicação deste contrato em toda a sua extensão é mais um exemplo relevante da dinâmica comercial da Mota-Engil em África, e em Angola em particular, continuando este país a afirmar-se como um pilar do desenvolvimento do Grupo”.

A Mota-Engil adiantou que, nos últimos dias, foram também adjudicados “contratos de menor dimensão em Angola, no Uganda, em Moçambique e no Malawi”, num valor total de cerca de 180 milhões de euros, na sequência dos quais a carteira de encomendas cresceu 450 milhões de euros na região africana.

Em 10 de maio, a Mota-Engil anunciou ter assinado novos contratos no Quénia no valor de 100 milhões de euros, relativos ao projeto, construção, operação e manutenção por 10 anos de duas redes de estradas naquele país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD vai financiar 85% de contrato da Mota-Engil em Angola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião