Custos com cibersegurança aumentam 20%

  • ECO Seguros
  • 15 Maio 2019

Os custos com a cibersegurança disparam, atingindo 7,9 mil milhões de dólares este ano, revela o relatório Hiscox’s 2019 Cyber Readiness.

Os custos com segurança cibernética aumentaram significativamente em relação ao ano anterior, com as despesas totais das 5.400 organizações interpeladas no relatório Hiscox’s 2019 Cyber Readiness a alcançar 7,9 mil milhões de dólares, um acréscimo de 20%.

O número é divulgado no boletim da Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês). A GFIA é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que reflectem os interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representar o mercado segurador mundial junto de governos nacionais, reguladores internacionais e outras entidades.

Como o ECO noticiou, no primeiro trimestre deste ano aumentaram tanto os ataques informáticos a clientes como o valor dos pedidos de resgate, de acordo com o relatório da seguradora especializada Beazley. A Beazley Breach Response (BBR) revela que os ataques de ‘ransomware’ a brokers aumentaram, nos três primeiros meses do ano, 105% relativamente a igual período de 2018. O ‘ransomware’ é um tipo de malware muito perigoso que infeta todo o computador, impedindo o utilizador de aceder aos dados e ficheiros pessoais. É-lhe exigido o pagamento de um resgate, feito através de cartão de crédito ou mesmo de criptomoedas, para voltar a ter controlo sobre o seu computador.

André Azevedo, chief technology officer (CTO) da Microsoft Portugal, afirmou recentemente, durante o painel “Cibersegurança e Gestão de Risco Reputacional” da Advocatus Summit 2019, que as pequenas e médias empresas não são capazes de garantir a cibersegurança sozinhas. “É nesse sentido que dizemos que, neste momento, o tema da cibersegurança é tão complexo que não está ao alcance de uma pequena organização fazê-lo por si própria”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos com cibersegurança aumentam 20%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião