Rui Rio critica sondagens. Pergunta se “ainda vale a pena fazer eleições?”

  • ECO e Lusa
  • 22 Julho 2019

Questionado sobre a sondagem esta segunda-feira divulgada, o líder do PSD disse que ignora os números. "[As sondagens] não servem para nada", afirmou.

O líder social-democrata, Rui Rio, disse, esta manhã, que as “sondagens não servem para nada” e que, por isso mesmo, prefere ignorá-las. Questionado sobre a sondagem divulgada esta segunda-feira que dá o PS com o dobro das intenções de voto, Rio questionou-se: “Com tantas sondagens que saem (…) será que ainda vale a pena fazer eleições?”.

O presidente do PSD falava aos jornalista durante uma reunião preparatória da campanha social-democrata para as legislativas de outubro, que decorre em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra. Rui Rio aproveitou, ainda, para voltar a acusar o PS de estar a copiar as propostas e ideias dos sociais-democratas e de entrar em contradição com o que fez nos últimos quatro anos no Governo.

“O que temos vindo a constatar é que o PS, depois de ouvir uma ideia nossa, passado mais ou menos uma semana e meia vem repetir a mesma ideia, nem que entre em contradição com o que fez no Governo ou com o que disse há pouco tempo”, afirmou, apontando como exemplo as propostas do seu partido na área da política fiscal.

“Viemos dizer que a carga fiscal é exageradíssima e, por isso, iremos fazer tudo para que ela desça (até quantificámos aquilo que é a margem orçamental que existe para podermos reduzir a carga fiscal). De imediato, o PS vem dizer que também vai reduzir a carga fiscal, em sede de IRS e também agora muito voltado para as empresas”, explicou.

Para Rui Rio, essa posição do PS entra em contradição com o que fez nos últimos quatro anos. “Tem de haver políticas públicas que facilitem a vida às empresas” por forma a serem criados “melhores empregos”, porém, o Governo “fez exatamente o contrário” e, ao ouvir o PSD, “vem fazer um discurso análogo”, asseverou.

Rui Rio destacou, também, as propostas do PSD para a baixa natalidade, em que defende que deve haver “mais creches e tendencialmente gratuitas”, sendo que “o PS vem agora copiar exatamente a mesma ideia”. “Se o PS não está a copiar, se isto era então original e só tiveram azar de dizê-lo depois de nós, então a minha pergunta é: Porque é que não o fizeram nestes quatro anos? Porque é que seguiram uma política no sentido inverso?”, questionou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio critica sondagens. Pergunta se “ainda vale a pena fazer eleições?”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião