Johnson & Johnson condenada a pagar multa de 572 milhões por contribuir para a crise dos opioides nos EUA

Numa decisão inédita e que abre um precedente, a Johnson & Johnson foi considerada culpada de contribuir para a crise de opioides nos EUA e vai ter de pagar uma multa de 572 milhões de dólares.

Numa decisão inédita, um tribunal norte-americano condenou a empresa Johnson & Johnson uma multa de 572 milhões de dólares por ter contribuído para a dependência de opioides no Estado de Oklahoma. A decisão abre um precedente que pode colocar as farmacêuticas norte-americanas em risco de pagar pesadas indemnizações.

Este foi o primeiro de mais de 2.000 de processos movidos pelas autoridades locais e estaduais a nível nacional contra empresas farmacêuticas a ser julgado, numas tentativa de responsabilizar estas empresas pelo sua quota-parte no alastramento de casos de dependência de drogas prescritas legalmente.

A empresa argumentava que não tem culpa na crise de saúde pública que existe no Estado, e que vendeu e publicitou os seus produtos de acordo com todos os requerimentos legais. A Johnson & Johnson disse que vai recorrer da decisão do juiz.

Neste Estado, entre 2007 e 2017, pelo menos 4.653 pessoas terão morrido devido a overdoses acidentais resultantes da ingerência de opioides prescritos pelos médicos.

A empresa não estava sozinha no processo, mas a Purdue Pharma e a Teva Pharmaceutical Industries chegaram a acordo para pagar uma multa de 270 e 85 milhões de dólares, respetivamente, para um fundo para a investigação desta crise.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Johnson & Johnson condenada a pagar multa de 572 milhões por contribuir para a crise dos opioides nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião