BRANDS' ECOSEGUROS Blockchain nos Seguros

  • ECOseguros + EY
  • 26 Setembro 2019

Jorge Ferreira, Manager, Assurance Financial Services, EY, fala dos muitos desafios que as empresas do setor segurador têm enfrentado nos últimos anos.

São muitos os desafios que as empresas do setor segurador têm enfrentado nos últimos anos que vão desde a crescente competitividade, às exigências das entidades reguladoras e clientes, passando pela gestão de sinistros e a fraude.

A esta lista junta-se um novo desafio a “disrupção tecnológica” e a forma como esta poderá criar valor junto da empresa, considerando a estratégia de implementação de tecnologias inovadoras no negócio segurador.

Têm sido várias as questões levantadas pelos CEO ´s das principais empresas de seguros:

– A tecnologia disruptiva pode atuar como uma oportunidade para aumentar a vantagem competitiva?
– Como é que a empresa vai lidar com a transformação digital?
– Estamos preparados e acreditamos no futuro digital?

Para ajudar a responder a estas questões vamos analisar o potencial da aplicação da tecnologia blockchain no setor segurador.

Resumidamente o blockchain é uma base de dados que integra um crescente número de registos. A base de dados armazena registos em blocos em vez de agrupá-los num único arquivo. Cada bloco é então “encadeado” para o próximo bloco, em ordem cronológica, usando uma assinatura criptográfica.
Como resultado, qualquer tentativa de alteração de registos é visível para todos os participantes. Estes registos podem ser partilhados por qualquer pessoa/ empresa por vários países, sites e instituições com as devidas permissões.

Imaginemos então uma base de dados global de acesso seguro a todos os stakeholders numa operação de contrato de seguro. Esta base de dados permitirá que:

– Os sinistros sejam pagos em horas em vez de meses/ anos;
– Os prémios pagos em tempo real;
– Os brokers estejam mais focados no cliente e menos em questões administrativas;
– As seguradoras rastreiam as suas exposições em tempo real.

Acreditamos que esta tecnologia transformará o modo como as empresas gerem o risco em toda a organização e a forma como trabalham com os corretores, seguradoras e resseguradoras. Numa fase inicial as empresas, em geral, terão eficiências ao nível dos custos, criando mais oportunidades para inovação de produtos e uma gestão de capital mais eficiente. No caso particular das seguradoras, os benefícios também são significativos já que a tecnologia poderá permitir uma visão clara dos riscos a que estas estão expostas, apoiar na criação de serviços e produtos personalizados, otimizar os fluxos de receita de novos produtos e tornar o processo de gestão de sinistros mais eficiente.

 

Podemos ser levados a pensar que se trata de um futuro longínquo mas desenganem-se. Esta mudança já está em curso. Exemplo disso é a criação pela EY de uma plataforma inédita de blockchain de seguro marítimo que conecta digitalmente os principais stakeholders na cadeia de valor de seguros quase em tempo real.

Considerando o enorme potencial desta tecnologia, torna-se inevitável que a mesma seja considerada pelas Seguradoras e seus parceiros na sua estratégia digital. A sua adoção num mundo digital, onde a informação é gerida e analisada ao segundo, será um enorme desafio para as empresas de seguros que implicará, dentre outros aspetos, uma mudança de paradoxo nos modelos operacionais e de gestão existentes, por forma a manterem-se relevantes num mercado altamente concorrencial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Blockchain nos Seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião