Câmara do Porto quer reabilitar Palácio dos Correios

  • Lusa
  • 1 Outubro 2019

Depois de ter adquirido o Palácio dos Correios em 2017, a autarquia vai agora avançar com um processo de reabilitação no edifício. Concurso para elaboração do projeto está lançado.

A Câmara do Porto quer reabilitar e remodelar parcialmente o edifício do Palácio dos Correios, nos Aliados, tendo lançado esta terça-feira o concurso para a aquisição de serviços para a elaboração do projeto no valor de 100 mil euros.

Segundo o anúncio de abertura de procedimento publicado em Diário da República, cuja entidade adjudicante é a empresa municipal de habitação — DomusSocial — o prazo de execução do contrato é de 120 dias, sendo que o valor do preço base do procedimento é 100 mil euros.

Com a abertura deste procedimento, a DomusSocial pretende contratar a “aquisição de serviços para a elaboração do projeto de Reabilitação e Remodelação parcial do Palácio dos Correios”, cujo edifício foi adquirido pela autarquia em dezembro de 2017. Questionado pela Lusa, o município esclareceu que “o edifício em apreço está e continuará a estar, após obras de reabilitação e remodelação, afeto à instalação de serviços municipais”, não adiantando, contudo, quais os serviços que poderão vir a ser instalados no local.

Em causa está o edifício na praça General Humberto Delgado, onde atualmente está instalado o gabinete do munícipe e outros serviços municipais. Em janeiro de 2018, a câmara clarificava que “o imóvel, que pertencia a um fundo, foi totalmente adquirido pelo município em finais de 2017”.

Para o edifício contíguo ao Palácio dos Correios chegou a estar previsto um hotel, projeto que acabou por ser abandonado mais tarde, fruto da venda dos 50% da Habitat Invest ao Grupo Ferreira, atual proprietário do imóvel. O projeto inicial do hotel foi adaptado para ser transformado num empreendimento de escritórios e lojas, onde irá funcionar a nova sede da Área metropolitana do Porto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara do Porto quer reabilitar Palácio dos Correios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião