Para além do chip, registar um animal de companhia vai custar 2,50 euros
Depois de colocar um chip no seu animal de estimação, o veterinário deve registá-lo num sistema específico. Esse registo, que é obrigatório, terá um custo de 2,50 euros.
De forma a evitar o abandono dos animais, tornou-se obrigatório o registo dos mesmos no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC). O que ainda não se conheciam eram os custos associados. Agora, de acordo com a informação publicada em Diário da República, por cada animal de companhia que registar, o dono terá de pagar 2,50 euros.
Este registo no SIAC reúne informações relativas ao chip que se colocam nos animais, a identificação do dono e respetivos dados de contacto, e ainda do médico veterinário que procede à marcação do animal, lê-se numa portaria publicada em junho deste ano. Abrangidos por este registo estão cães, gatos e furões.
Depois de colocado o chip pelo veterinário, este deve registar o animal no SIAC, em nome do respetivo dono. E pelo registo é cobrada uma taxa. Assim, de acordo com a portaria publicada esta quinta-feira, ficou definida uma taxa de 2,5 euros por cada animal registado.
Caso o dono não efetue este registo, ocorre em multas que podem variar entre os 50 e os 3.740 euros no caso de uma pessoa singular, ou até um máximo de 44.890 euros no caso de uma pessoa coletiva.
Consoante a gravidade da contraordenação e a culpa do agente, podem ser aplicadas, para além da coima, sanções como “perda a favor do Estado de objetos e/ou de animais” ou “privação do direito de participarem em feiras ou mercados de animais”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Para além do chip, registar um animal de companhia vai custar 2,50 euros
{{ noCommentsLabel }}