Mota-Engil avança com emissão de 75 milhões em obrigações para pequenos investidores. Paga 4,375%

Construtora vai realizar três operações em simultâneo. Além da colocação de nova dívida junto do retalho, vai realizar duas ofertas de troca de títulos que atingiam as maturidades em 2020 e 2021.

A Mota-Engil vai emitir nova dívida para pequenos investidores. São 75 milhões de euros captados através de obrigações com maturidade 2024, oferecendo uma taxa de juro bruta de 4,375%. Em simultâneo, a empresa vai avançar duas operações de troca de dívida também de retalho já existente.

A oferta pública de subscrição começa na próxima segunda-feira, 14 de outubro, e decorre ao longo de quase duas semanas até sexta-feira, 25 de outubro. Apesar de estar agora prevista a colocação de 75 milhões, o número de Obrigações Mota-Engil 2024 (e, consequentemente, o valor nominal global) poderá ser aumentado pela construtora até ao dia 23 de outubro.

O investimento mínimo é de 1.500 euros, o que corresponde a três obrigações (que têm um valor nominal de 500 euros cada). O apuramento de resultados está previsto para 28 de outubro e as Obrigações Mota-Engil 2024 serão admitidas à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisbon dois dias depois.

A par da nova dívida, os investidores que têm títulos que venciam em 2020 e 2021 podem trocá-la por obrigações que atingem o prazo mais tarde. “As Ofertas Públicas de Troca visam permitir à Mota-Engil substituir parte da sua dívida com vencimento em 2020 e/ou em 2021 por dívida com reembolsos de capital em 2023 e 2024”, explica o prospeto.

Para incentivar a troca, a construtora oferece um prémio aos investidores. A cada Obrigação Mota-Engil 2020 corresponderá, a título de contrapartida, sujeito a impostos, comissões e outros encargos, uma Obrigação Mota-Engil 2024 e um prémio em numerário no valor de 5,04 euros.

Já no caso dos títulos que venciam dentro de dois anos, a cada Obrigação Mota-Engil 2021 corresponderão, a título de contrapartida, sujeito a impostos, comissões e outros encargos, 20 Obrigações Mota-Engil 2024 e um prémio em numerário no valor de 169 euros.

Com estas operações, a “Mota-Engil visa obter fundos para financiar a sua atividade corrente e de expansão internacional, bem como dar prosseguimento à estratégia de alongamento de maturidade da sua dívida, de modo a alinhá-la melhor com a geração de cash-flow“, refere o prospeto.

O processo de organização e coordenação global da oferta pública de subscrição foi conduzido pelo Banco Finantia, pelo CaixaBI, pelo Haitong Bank e pelo Novo Banco.

Prazos da oferta pública de subscrição (OPS):

O prazo da Oferta Pública de Subscrição tem início no dia 14 de outubro de 2019 às 8h30 e termina no dia 25 de outubro de 2019 às 12h00 para o Segmento Profissionais e Contrapartes Elegíveis, e às 15h00 do mesmo dia para o Segmento Geral.

De acordo com a empresa, “cada destinatário da OPS tem o direito de revogar ou alterar uma ordem de subscrição já transmitida, através de comunicação dirigida ao intermediário financeiro que a recebeu, nos seguintes termos:

  • Segmento Profissionais e Contrapartes Elegíveis: a qualquer momento até às 12h00 do dia 25 de outubro de 2019;
  • Segmento Geral: a qualquer momento até às 15h00 do dia 25 de outubro de 2019;
  • No caso de suspensão da Oferta Pública de Subscrição pela CMVM: até ao quinto dia após o termo da suspensão.

Prazos da oferta pública de troca (OPT):

Tal como no caso da OPS, também o prazo das OPT tem início em 14 de outubro de 2019 às 8h30 e termina em 25 de outubro de 2019, às 12h00 para o Segmento Profissionais e Contrapartes Elegíveis, e às 15h00 do mesmo dia para o Segmento Geral.

“Nos termos do disposto na lei, o prazo das OPT poderá ser prorrogado por decisão da CMVM, a pedido do oferente ou por sua própria iniciativa, em caso de revisão das OPT ou quando a proteção dos interesses dos destinatários das OPT o justifique.

“Enquanto o prazo das OT estiver a decorrer e nos termos referidos no parágrafo seguinte, cada destinatário das OPT pode (i) revogar uma ordem de troca já transmitida, podendo o ordenante após a revogação transmitir uma nova ordem de troca, ou (ii) alterar uma ordem de troca já transmitida”, refere a empresa.

Para efeitos de aplicação dos critérios de rateio, a alteração efetuada a uma ordem de subscrição e/ou de troca é equiparada à revogação da mesma e à transmissão de uma nova ordem de subscrição e/ou de troca (ou seja, a ordem de subscrição e/ou de troca inicialmente dada, por via da sua alteração, perderá a respetiva antiguidade passando a relevar, para efeitos da aplicação dos critérios de rateio, a data da sua alteração).

Cada destinatário das OPT tem o direito de revogar ou alterar uma ordem de troca já transmitida, através de comunicação dirigida ao intermediário financeiro que a recebeu:

  • Segmento Profissionais e Contrapartes Elegíveis: a qualquer momento até às 12h00 do dia 25 de outubro de 2019;
  • Segmento Geral: a qualquer momento até às 15h00 do dia 25 de outubro de 2019;
  • No caso de suspensão da Oferta Pública de Troca pela CMVM: até ao quinto dia após o termo da suspensão, tendo, em qualquer destes casos, se vier a revogar uma ordem de troca já transmitida, direito a que sejam desbloqueadas as Obrigações Mota-Engil 2020 e/ou as Obrigações Mota-Engil 2021, conforme aplicável, que se encontrem bloqueadas para efeito da aceitação da respetiva OPT.

(Notícia atualizada às 14h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil avança com emissão de 75 milhões em obrigações para pequenos investidores. Paga 4,375%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião