Em atualização Paulo Macedo já fechou equipa executiva da CGD

  • Rita Atalaia
  • 12 Dezembro 2016

Já se sabe quais são os nomes que vão compor a equipa de Paulo Macedo. Confirma-se o regresso de Maria João Carioca e a entrada de José João Guilherme.

Paulo Macedo já fechou a equipa para a Caixa Geral de Depósitos. Já se sabia que Macedo iria substituir António Domingues, mas o resto da equipa ainda estava em aberto. Já são seis os executivos conhecidos (mais o presidente) para fazerem parte da administração do banco público.

O ECO confirmou que, a Paulo Macedo, que vem substituir António Domingues na liderança do banco, junta-se José João Guilherme, antigo administrador do BCP e do Novo Banco. Também fica confirmado que o adjunto do secretário de Estado do Tesouro, Nuno Martins, será administrador do banco público.

As confirmações não ficam por aqui. Maria João Carioca vai mesmo regressar à CGD. A presidente da bolsa portuguesa é outro dos nomes que vai integrar a equipa executiva, mas não só. José Brito também vai fazer fazer parte desta administração. É um quadro da Caixa há muito tempo e é, neste momento, diretor coordenador, responsável pela área financeira e de mercados do banco público.

A estes elementos, também se junta Francisco Cary. Foi quadro do grupo Espírito Santo e administrador do BES Investimento (atualmente conhecido por Haitong Bank). Outro dos nomes confirmado é João Tudela Martins, sendo que já fazia parte da equipa anterior e foi um dos três administradores executivos que não apresentaram a renúncia ao cargo. Os outros são Tiago Ravara Marques e Pedro Leitão, cujo destino ainda não é conhecido.

Agora tudo depende do supervisor europeu. Mas antes o Banco de Portugal terá de fazer uma primeira avaliação às escolhas para o banco público e só depois fazer uma proposta ao Banco Central Europeu. O Jornal de Negócios já tinha avançado que a instituição liderada por Carlos Costa quer agilizar os procedimentos, mas que o calendário final dependerá da data de entrega da lista e do tempo que o supervisor europeu demora a tomar uma decisão final.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paulo Macedo já fechou equipa executiva da CGD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião