ERC dá luz verde à compra da Media Capital pela Cofina

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) "deliberou não se opor" à compra da Media Capital pela Cofina.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) “deliberou não se opor” à compra da Media Capital pela Cofina. Este era visto como um passo determinante no negócio que vai juntar a dona do Correio da Manhã e da CMTV com a dona da TVI.

“O Conselho Regulador da ERC deliberou não se opor à operação de concentração da Cofina e Media Capital, sem prejuízo das ressalvas enunciadas na respetiva deliberação, por não se concluir que tal operação coloque em causa os valores do pluralismo e da diversidade de opiniões, cuja tutela incumbe à ERC aí acautelar”, informou a entidade num comunicado. Desconhecem-se as “ressalvas” bem como o teor completo do parecer.

Apesar de a Autoridade da Concorrência (AdC) ainda ter a palavra final, a decisão da ERC deixa livre o caminho para a concretização do negócio, uma vez que, por não se tratar de uma integração vertical, não se prevê a existência de entraves à compra por parte do regulador da concorrência, como já aqui foi explicado pelo ECO.

A ERC já remeteu o parecer à AdC, o que permitirá ao dossiê retomar os trâmites nesta entidade. Ora, o ECO sabe que a AdC não tenciona abrir uma investigação aprofundada ao negócio — o que iria estender o prazo que o regulador tem para avaliar a operação –, pelo que a “luz verde” final poderá chegar nos próximos dias ou semanas.

A Cofina vai comprar a Media Capital à Prisa a um enterprise value de 255 milhões de euros e deverá, após aprovada a operação, proceder com um aumento de capital no valor de 85 milhões de euros, no qual se espera a participação do empresário Mário Ferreira e os espanhóis do Abanca.

(Notícia atualizada pela última vez às 20h47)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ERC dá luz verde à compra da Media Capital pela Cofina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião