O fim do mercado dos seguros como o conhecemos

  • ECO Seguros
  • 5 Novembro 2019

Estarão as seguradoras preparadas para a transformação digital e para se adaptarem a um mercado diferente do de hoje? Um autor norte-americano antecipa um futuro tecnologicamente desenvolvido.

Rob Galbraith, diretor de inovação do AF Group e autor do livro “The end of insurance as we know it” (em português, “O fim do mercado de seguros como o conhecemos”), lançado em fevereiro deste ano, defende que estão previstas mudanças profundas no setor dos seguros nos próximos anos, fruto do desenvolvimento tecnológico.

O autor refere-se a algumas estratégias para promover a longevidade das companhias num ambiente digital já que as novas tecnologias poderão consolidar o setor no futuro, nomeadamente, a inteligência artificial, a telemetria, a tecnologia de registo distribuído como o blockchain, entre outros.

Numa entrevista concedida ao portal da Confederação Nacional das Seguradoras [CNseg], pela ocasião da participação do autor num seminário dedicado ao mercado dos seguros, a realizar-se no decorrer desta semana, no Brasil, o autor refere três aspetos essenciais para que as seguradoras se adaptem a estas mudanças aceleradas.

Desde logo, devem enfrentar as suas insuficiências e limitações técnicas, causadas por sistemas e processos desatualizados e devem estar dispostas a encontrar parceiros em que confiem para que possam ser ajudados nesta transformação, trabalhando em parceria e não individualmente.

Por último, a aposta deve ser no sentido de prepararem os seus funcionários para este novo mundo, através do treino e da comunicação contínuos para estarem habilitados a trabalhar com a tecnologia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O fim do mercado dos seguros como o conhecemos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião