Publicidade online: Portugal está na cauda da UE

A média europeia fixou-se nos 25%, o que significa que uma em cada quatro empresas publicitam online. Em Portugal a percentagem está nos 15%.

Na União Europeia, só as empresas da Roménia é que apostam menos na publicidade online do que as portuguesas, numa altura em os media sofrem com a queda de receitas publicitárias. Do lado oposto da tabela estão países como Malta, Suécia e Dinamarca, que lideram a aposta no online para promover negócios. Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat.

Apenas 15% das empresas (com dez ou mais empregados) portuguesas é que utilizam a publicidade online para promover os seus produtos ou negócios. Portugal é apenas superado pela Roménia onde só 12% das empresas utilizam essa ferramenta. Estes números comparam com os 43% em Malta, 42% na Suécia e 40% na Dinamarca. A média europeia fixou-se nos 25%, o que significa que uma em cada quatro empresas publicitam online.

Fonte: Eurostat
Fonte: Eurostat

“Apesar de três quartos das empresas localizadas na União Europeia e com pelo menos dez pessoas empregadas terem um website em 2015 e quase metade usar as redes sociais, apenas um quarto (25%) fez publicidade na internet“, escreve o Eurostat.

  • 77% das empresas na União Europeia têm um site. Em Portugal o número desce para 64%;
  • 45% usam as redes sociais. Em Portugal o número é semelhante: 44%;
  • 25% faz publicidade na internet. Em Portugal o número cai para 15%.

A publicidade contextual — ou seja, em linha com o tipo de sites que o utilizador está a visitar — é mais usada pelas empresas (78%). 30% das empresas optam por publicidade consoante a localização geográfica do utilizador, quase tanto como a percentagem de empresas que utilizou a publicidade direcionada através do passado de navegação na internet do utilizador (27%).

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Publicidade online: Portugal está na cauda da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião