Primeira fase de acordo entre EUA e China “pode acontecer em breve”, diz Trump

O presidente norte-americano indica que as negociações com a China estão a avançar, e que a "fase um" do acordo comercial pode estar para breve.

Numa altura em que paira a incerteza em relação às negociações entre os Estados Unidos e a China, Donald Trump garante que a primeira fase de acordo comercial “pode estar para breve”. Ainda assim, o presidente norte-americano não deixa de ressalvar que só aceita se for um bom negócio.

A China “está cheia de vontade de fazer um acordo, nós é que estamos a decidir se queremos ou não”, adiantou Trump, num discurso transmitido pelas televisões norte-americanas. O líder reiterou que estão “próximos, um acordo significativo para a “fase um” pode acontecer em breve”, garantiu.

Depois de um anúncio da China de que as potências iriam reduzir progressivamente as tarifas adicionais sobre os bens importados, o presidente norte-americano reiterou que ainda não tinha concordado com tal medida. Trump disse depois que as negociações estavam a avançar mais devagar do que o desejado, os receios de que a disputa comercial se prolongasse aumentaram.

Apesar de assegurar que estava próximo, Trump voltou a reiterar que os EUA só aceitam “um acordo que seja bom”, já que, para o líder norte-americano, “desde a entrada da China na Organização Mundial do Comércio em 2001, ninguém manipulou melhor ou se aproveitou mais dos Estados Unidos”.

“Não direi a palavra ‘enganou’, mas ninguém enganou melhor do que a China, vou dizer isso off the record” atirou. Ainda assim, Trump não coloca a culpa na China, mas sim nos seus antecessores na liderança dos EUA. “Culpo os nossos líderes, por terem permitido que acontecesse“, completou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeira fase de acordo entre EUA e China “pode acontecer em breve”, diz Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião