AXA desiste de experiência baseada em blockchain
A AXA decidiu terminar com o fizzy, uma experiência com base em blockchain e que propunha uma solução paramétrica de seguro para voos atrasados. O sector da aviação não mostrou interesse.
A AXA, uma das primeiras a recorrer ao blockchain e que integra o consórcio B3i (Blockchain Insurance Industry Initiative), lançou o fizzy há dois anos e o objetivo era promover a automação, a transparência e a confiança do consumidor.
Na página atual do produto pode ler-se “Sorry, but the fizzy experience is over”, assegurando que as apólices já contratadas continuam válidas, e assegurando que a equipa vai continuar em frente.
A tecnologia, utilizando a criptomoeda Ether, tinha permitido criar o produto fizzy destinado a atrasos e cancelamentos de voos. Ao fim de duas horas para além da hora marcada, a indemnização era paga ao segurado de forma automática por débito em conta, sem necessidade de reclamação.
No entanto “o interesse da indústria da aviação/viagens por esta solução não foi suficientemente forte” e daí a decisão de terminar o projeto, afirmou o responsável do projeto, Laurent Benichou, num comentário publicado no LinkedIn.
“É certamente triste, mas esta é uma verdade da inovação: alguns projetos fazem o seu caminho no mercado, outros não”, escreveu o responsável.
Apesar deste insucesso a seguradora considera que aprendeu com projeto e a equipa envolvida no fizzy vai manter-se ativa nesta área das “criptosoluções” e na proteção das pessoas.
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