ACP vai para tribunal exigir capacete nas trotinetes

  • ECO Seguros
  • 17 Novembro 2019

Os condutores de trotinete têm de usar capacete segundo a lei, por isso o ACP quer terminar com a exceção determinada pela autoridade de segurança rodoviária em 2018.

O ACP – Automóvel Club de Portugal submeteu uma ação em tribunal onde pede a ilegalidade de regulamento que não prevê capacete para quem usa trotinetes e bicicletas elétricas. Esta norma deixou de ser obrigatória em 2018, após uma instrução técnica da ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária que concluiu ser o uso do capacete nestes veículos “uma restrição à livre circulação”.

No entanto, o artigo 112 do Código da Estrada, dispõe que as trotinetes são equiparadas a velocípedes com motor incluindo, portanto, as elétricas. Para estes casos o uso de capacete é obrigatório para os ocupantes e, em caso de incumprimento, a coima aplicável varia entre 60 e 300 euros.

O ACP entende que o Ministério da Administração Interna (MAI) deve “ser condenado a aprovar novo regulamento no sentido da obrigatoriedade da utilização de capacetes por parte dos condutores velocípedes com motor e de trotinetes a motor”, revelou o jornal Expresso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ACP vai para tribunal exigir capacete nas trotinetes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião