Museu de Dresden sem seguro para roubo de 1000 milhões

  • ECO Seguros
  • 28 Novembro 2019

Como instituição pública, o museu Grünes Gewölbe não tinha cobertura para a sua coleção permanente, reservando esse investimento apenas para quando emprestam obras de arte.

As peças roubadas na segunda-feira do museu Grünes Gewölbe, em Dresden, na Alemanha, e avaliadas em 1000 milhões de dólares não estavam cobertas pelo seguro.

Segundo a Bloomberg o estado alemão da Saxónia, proprietário do museu, não tinha seguro, uma prática comum nos museus públicos pois, no longo-prazo, o valor dos prémios a pagar excede o potencial de danos.

Julia Ries, responsável pelo segmento de artes e jóias na seguradora Ergo Group AG, afirmou que embora os museus públicos façam seguros para obras de arte que emprestam a outras instituições, muitas vezes não seguram as suas coleções permanentes. “Os orçamentos dos museus públicos são limitados”, disse.

De acordo com as informações divulgadas pelas autoridades foram roubados três conjuntos de jóias do século XVIII com diamantes, uma espada com pedras preciosas, diversos broches e medalhões e o colar de pérolas de uma rainha.

Apesar de as autoridades oficiais não terem divulgado nenhum número, o jornal alemão Bild estima em 1000 milhões de euros o valor das peças roubadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Museu de Dresden sem seguro para roubo de 1000 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião