Tem criptomoedas? Roubo de moedas virtuais mais que duplica

  • ECO Seguros
  • 6 Dezembro 2019

Os problemas da PlusToken e da QuadrigaCX só explicam parte deste aumento da criminalidade no espaço da blockchain. Parte das plataformas não cumpre regras básicas de segurança.

Tem criptomoedas? Tenha cuidado. É que os roubos de moedas digitais na internet estão a aumentar, segundo um relatório da CipherTrace. Com muito mais dinheiro virtual a cruzar o hiperespaço, os criminosos estão a conseguir apropriar-se de quantias cada vez mais elevadas em cada golpe, fazendo mais do que duplicar o valor subtraído ilegalmente este ano, face a 2018.

As perdas por crimes de roubo e fraude em moeda digital aumentaram 150% nos primeiros nove meses deste ano, face ao total de 2018, alcançando o equivalente a 4,4 mil milhões de dólares entre janeiro e setembro.

Dois grandes roubos foram os principais responsáveis ​​pelo forte aumento registado este ano, segundo a CipherTrace, empresa líder mundial em serviços de informação e segurança da tecnologia blockchain. Uma das fraudes viu utilizadores e clientes perderem 2,9 mil milhões de dólares com um suposto “esquema Ponzi” envolvendo carteira e troca de criptografia, o PlusToken. A outra fraude significativa do ano envolveu os 195 milhões de dólares perdidos pelos clientes da QuadrigaCX, após a morte inesperada do seu co-fundador e CEO Gerald Cotten, de 30 anos.

Além dos maiores crimes que são noticiados assiste-se a um número cada vez maior de crimes de milhões de dólares que não são sequer reportados. “Há um aumento relativamente consistente na atividade criminal ano após ano e não esperamos que isso mude da noite para o dia”, afirma um responsável da CipherTrace em declarações à Reuters.

No mesmo relatório, a CipherTrace revela que, entre as 120 maiores plataformas de blockchain, dois terços nem sequer cumprem com o protocolo elementar KYC (Know Your Customer). A mesma fonte nota que as organizações terroristas, atentas à evolução das atividades forenses sobre o espaço blockchain têm desenvolvido métodos cada vez mais sofisticados de camuflar fluxos de criptomoeda usada para financiar ataques e outras operações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem criptomoedas? Roubo de moedas virtuais mais que duplica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião