“ABANCA Innova” seleciona portuguesas DataXL, LOQR e Utrust

  • ECO Seguros
  • 16 Dezembro 2019

As portuguesas DataXL, LOQR e Utrust foram seleccionadas para a 3ª edição do Programa para Startups ABANCA Innova, tendo participado já num encontro intensivo de dois dias, na Corunha, em Espanha.

Um total de 19 startups oriundas de Espanha, Portugal e Suíça participaram nos dias 11 e 12 de dezembro num bootcamp presencial na sede do ‘ABANCA Innova’. Durante o evento, receberam palestras de especialistas em empreendedorismo e de uma equipa das diferentes áreas do ABANCA, com o objetivo de definir soluções e a melhor proposta de valor para os desafios da inovação da instituição.

Empresários como Eduardo Martínez García, fundador e CEO da LUM, e Lorenzo García Tamarit, CEO da TheLogicValue.com, deram sessões formativas aos participantes. Adicionalmente, Augusto Santos, CEO da Fintech Portugal, apresentou a sua visão sobre o ecossistema das fintech em Espanha e Portugal.

As startups seleccionadas para o encontro ficaram a conhecer a estratégia de inovação do banco, apresentada pelo diretor geral de IT, Informação, Processos e Operações, Jose Manuel Valiño (na foto em cima), e pela diretora de Marketing, Susana Ortiz. Mais de 30 mentores do ABANCA também os ajudaram a identificar necessidades e focarem a sua proposta de valor para se adaptarem às necessidades do banco.

Durante os dois dias de ‘bootcamp’, as startups também tiveram a oportunidade de protagonizar o seu pitch, apresentando os seus projetos às diferentes áreas de negócio, tecnologia, investimento e inovação do banco, e demonstrar que a sua proposta de valor atende às necessidades da entidade e assim passarem à fase seguinte do programa.

Concluída esta fase, o ABANCA decidirá quais as startups que deverão prosseguir com as provas de desenvolvimento de conceito. No prazo de uma semana, todos os projetos que participaram no evento irão receber feedback do banco sobre a viabilidade da sua proposta.

As startups que participaram neste bootcamp foram: Micappital, InvestSuite, Subscription, ZM Algorithmic, OWE Money Manager, Finweg, Invisible Collector, Card dynamics, Lucas, NewRalers, Utrust, Infra, Iron Chip, Data XL, Pibisi, Gohu, LOQR, iCommunity e Imotion Analytics.

Nas duas primeiras edições do ‘ABANCA Innova’, a instituição espanhola recebeu 67 candidaturas para projetos empresariais de base tecnológica, orientados para os setores de fintech, insurtech e regtech. Nessas duas primeiras edições, a Senseitrade e DooingIT foram as startups que chegaram à fase final.

Desde a sua criação em 2017, o ‘ABANCA Innova’ organizou cerca de 180 eventos com mais de 2.000 participantes, dos quais 950 empresas participaram, sendo 400 delas empresas emergentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“ABANCA Innova” seleciona portuguesas DataXL, LOQR e Utrust

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião