Fundo de Pensões Aberto da Real Vida foi o mais rentável
O Real Reforma Jovem gerido pela Real Vida obteve 19,3% de rendibilidade e foi o fundo de pensões aberto mais rentável no ano passado. O Horizonte Ações da Ageas Pensões é o melhor a 5 anos.
O Fundo de Pensões Real Reforma Jovem, gerido e comercializado pela Real Vida Seguros, obteve o 1º lugar do ranking da APFIPP- Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios, com uma rentabilidade anual de 19,3% em 2019. O fundo tem uma carteira de investimentos de 500 mil euros.
Nos lugares imediatos neste ranking ficaram, com 18,5%, o SGF Reforma Stoik, gerido pela SGF, o Horizonte Acções da Ocidental (hoje Ageas Pensões) com 16,2%, em quarto o Optimize Capital Pensões Acções também gerido pela Real Vida e em quinto lugar o Multireforma Acções do GNB – SGFP com 14,1%.
Num horizonte de 5 anos, medindo a rentabilidade média anual de 2015 a 2019, já o Horizonte Acções da Ocidental/Ageas, que detinha 27,4 milhões de euros em carteira no último dia do ano passado, obteve um rendimento de 4,1%, seguido por três fundos geridos pela Real Vida: Real Reforma (4,0%), Optimize Capital Pensões Acções (3,7%) Optimize Capital Pensões Equilibrado (3,2%) estando em 5º lugar do ranking, quanto a rentabilidade nos últimos cinco anos, o BPI Acções gerido pela BPI Vida e Pensões.
Este ranking da APFIPP também indica os valores geridos por cada fundo sendo o BPI Acções o mais volumoso com 91,8 milhões de euros geridos, seguido pelo Horizonte Acções com 27,4 milhões e o Multireforma Acções da GNB com 9,2 milhões de euros.
Para comparar a rentabilidade dos fundos também deve ser, por lei comunitária, considerado um risco semelhante entre os fundos comparados e a APFIPP utiliza as normas da UE que classifica os fundos entre o nível de risco 1, o mais baixo, e o nível de risco 7, o mais elevado. Todos os fundos mencionados no top 5 de 2019 e no top 5 de 2015-2019 são de risco 4, exceto o Optimize Capital Pensões Acções que é de risco 3 e o Multireforma que, mais seguro, é de risco 5.
O cálculo do risco é realizado considerando em conjunto o risco de mercado, analisando o histórico a 5 anos e o risco de crédito, a capacidade de os emitentes de pagarem as suas responsabilidades aos investidores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo de Pensões Aberto da Real Vida foi o mais rentável
{{ noCommentsLabel }}