Há um robô a entregar comida a pessoas com o coronavírus

  • ECO
  • 29 Janeiro 2020

Há um robô a ajudar no combate ao coronavírus. Chama-se “Little Peanut” e está a distribuir comida por 200 pessoas infetadas pela epidemia, num hotel em Hangzhou, na China.

Há um novo robô a fazer as delícias dos internautas. Chama-se “Little Peanut” e está a distribuir comida por pessoas em quarentena infetadas pelo coronavírus, num hotel em Hangzhou, na China.

“Olá, eu sou o ‘Little Peanut’ e estou a servir-lhe comida. Bom apetite”. É assim que começa a abordagem do robô, no hotel chinês, que foi partilhada nas redes sociais pela agência de notícias da República Popular da China, a China Xinhua News.

À medida que o robô vai passando pelos quartos, os doentes vão saindo dos quartos para retirar a comida. No final é possível ouvir-se: “Se precisar de mais alguma coisa, contacte o staff do hotel, por favor”.

Neste hotel estão mais de 200 pessoas infetadas e vários rôbos têm sido distribuídos pelos 16 andares do hotel. A ideia passa por reduzir o contacto humano e impedir a propagação do novo coronavírus.

As pessoas contaminadas estão completamente isoladas há cerca de duas semanas e viajaram no mesmo avião de passageiros de Wuhan, cidade onde o coronavírus teve origem.

O número de infetados e de mortos não pára de aumentar. Um novo balanço aponta para 132 mortos na China e 5.974 infetados em todo o mundo. Esta quarta-feira foi detetado o primeiro caso no Médio Oriente, nos Emirados Árabes. Apesar de o coronavírus ainda não ter provocado mortes fora da China, há já vários países em que a doença já se espalhou.

Os infetados podem transmitir a doença durante o período de incubação, que pode demorar entre um dia a duas semanas. Durante aquele período, os infetados não revelam sintomas, o que anula o efeito das medidas de rastreio, como medição de temperatura nos aeroportos ou estações de comboio. Os sintomas incluem febre, dor, mal-estar geral e dificuldades respiratórias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há um robô a entregar comida a pessoas com o coronavírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião