Abanca cresce 19% na produção de seguros em 2019

  • ECO Seguros
  • 6 Fevereiro 2020

O Abanca registou um aumento de 18,7% em produção nova de seguros em 2019 e conseguiu mais de 425 mil novos clientes, dois terços dos quais através de Deutsche Bank Portugal e da Caixa Geral España.

A subscrição de seguros aumentou 18,7%, apoiada «na comercialização de produtos inovadores e na experiência do cliente», realça a instituição presidida por Juan Carlos Escotet na apresentação dos resultados anuais do banco galego.

Por ramos, os prémios correspondentes a seguros de pagamentos protegidos aumentaram 53%, os dos seguros de saúde 36%, os dos seguros de empresas 19% e os de seguros de vida 17%. O produto estrela do banco (‘Tarifa Plana de Seguros‘) cresceu 15% em número de clientes com mais de cinco apólices contratadas, realça a instituição que resultou da fusão, há nove anos, de duas instituições galegas de banca regional.

Posicionando-se entre os três bancos espanhóis com melhor rating de ‘experiência digital’, o Abanca revela que impulsionou o negócio de seguros levando a cabo “duas grandes operações que vão redefinir o seu modelo nos próximos anos. Por um lado, a internalização do negócio de vida e pensões, que passou a ser gerido integralmente dentro do grupo”. Por outro lado, Abanca estabeleceu “uma joint-venture de longo prazo com o maior grupo bancário e segurador europeu, o Crédit Agricole Assurances, para operar no segmento de seguros em Espanha e Portugal”.

Em 2019, prossegue o comunicado que divulga resultados anuais, Abanca conseguiu mais de 425.000 novos clientes, dois terços dos quais através das integrações do Deutsche Bank PCB Portugal e do Banco Caixa Geral España.

Este acréscimo de recursos fora do balanço, permitiu aumentar os ativos em 57,9%, ou 11,4% se descontado o efeito de Portugal e do Banco Caixa Geral.

Globalmente, a instituição financeira encerrou o exercício de 2019 com um lucro líquido de 405 milhões de euros, 6,7% superior ao do ano anterior, assumindo estar entre as entidades “mais rentáveis” do sistema financeiro espanhol. Em acréscimo, o banco espanhol diz que registou (em Espanha) o maior crescimento em valor comercial de marca.

Numa recente passagem por Lisboa, membros da administração do banco admitiram interesse na aquisição do EuroBic e de uma participação no grupo Cofina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abanca cresce 19% na produção de seguros em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião