Ageas Portugal apoia startups apostadas em desafios sociais e ambientais

  • ECO Seguros
  • 16 Fevereiro 2020

O Mustard Seed Maze é um fundo de capital de risco que vem apoiar e dar escala a startups que impactem questões como alterações climáticas e desigualdade social. Ageas Portugal é um dos investidores.

O Mustard Seed Maze, fundo venture (capital de risco), inicialmente dotado com 30 milhões de euros, vem apoiar projetos europeus inovadores em estágios pré-semente (pre seed) e participar em rondas de ‘série B’ (fase inicial de crescimento).

Gerido por uma equipa liderada pelos associados cofundadores Henry Wigan (Mustard Seed) e António Miguel (Maze), o fundo é encabeçado pela Fundação Calouste Gulbenkian, integrando institucionais como a Ageas Portugal, o Social Impact Accelerator (um veículo PPP que foi o primeiro de ‘impacto social’ lançado no universo do BEI e é gerido pelo Fundo Europeu de Investimento) e a BMW, além de outros privados e investidores individuais.

“Para todos e cada investimento do fundo são definidas métricas de impacto social e ou ambiental”. A característica inovadora do fundo é a equipa de gestão (na componente desempenho) ser remunerada em função do “cumprimento de métricas de impacto social e ambiental de cada investimento e do portefólio como um todo, alinhando os incentivos com a tese de investimento”, explica a Mustard Maze.

“Hoje encontramos cada vez mais startups de alto potencial a nascerem ou mudarem-se para cá. Graças aos nossos investidores, o nosso fundo está numa posição privilegiada para fazer crescer o nosso ecossistema de impacto e tornar Portugal um terreno fértil para soluções inovadoras que resolvem desafios globais”, afirma António Miguel citado num comunicado institucional.

O Mustard Seed Maze não está fechado e espera reforçar a capacidade até aos 40 milhões de euros ao longo de 2020. A Student Finance, que mobilizou 1,15 milhões em ronda pré-semente, foi a primeira a beneficiar do fundo que vai escolher ‘early ventures’ pró lucrativas – portuguesas e europeias – focadas em soluções com impacto social e ambiental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ageas Portugal apoia startups apostadas em desafios sociais e ambientais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião