AIG recupera de prejuízo em 2018 para lucros de 3,3 mil milhões

  • ECO Seguros
  • 17 Fevereiro 2020

O regresso à rentabilidade nos seguros gerais foi determinante na melhoria do desempenho financeiro, realça o CEO da AIG. No comunicado de resultados, companhia refere que alienou 77% da Fortitude Re.

A melhoria dos resultados reflete ainda menores perdas com catástrofes, este ano contabilizadas em 1,7 mil milhões; incremento no retorno líquido do investimento; e sobretudo, impacto favorável do resultado das operações em seguros gerais (ramo não vida) e resseguro, explica a instituição.

O negócio de seguros gerais (General Insurance) contabilizou 3,5 mil milhões de dólares de lucros antes de impostos, contra perdas de 469 milhões no ano anterior, refletindo a melhor gestão do negócio (na função subscrição) já que o valor líquido de prémios decresceu 13% (em termos reportados e câmbios constantes), detalha a informação da AIG. No fecho de 2019, a operação de seguros que gera a maior fatia de receitas do grupo fixou um rácio combinado de 99,6%, (111,4% em 2018).

Na área Vida e Pensões, o resultado da AIG passou de 3 190 milhões, em 2018, para is 3 458 milhões de dólares no conjunto do ano passado.

Citado no comunicado de resultados do grupo norte-americano, Brian Duperrault, presidente executivo (CEO) afirma: “A melhoria da nossa performance financeira teve base alargada, com contribuições de todos os segmentos, sendo mais notável o regresso à rentabilidade na subscrição dos seguros gerais”.

O resultado líquido do American Internacional Group Inc (AIG) ascendeu a 3,3 mil milhões de dólares a comparar com um negativo de seis milhões um ano antes. No entanto, em termos ajustados (itens de balanço reavaliados e atualizados em rubricas como dívida, perdas ou ganhos de capital, gastos de reestruturação, reservas, litigância, etc.), o lucro líquido atribuível a acionistas totaliza 4,09 mil milhões de dólares, a comparar em mais de 280% com 1,06 mil milhões apurados um ano antes.

No mesmo comunicado, a AIG indica que concluiu um acordo para vender uma participação maioritária da Fortitude Re, uma subsidiária de “legacy (categorias de seguro em descontinuação ou com responsabilidades de gestão complexas).

Em resultado da transação, pela qual a AIG alienou 76,6% do capital da Fortitude Re e embolsa 1,8 mil milhões de dólares, o controlo acionista desta sociedade passará, num prazo até meio de 2020, para o controlo do Carlyle Group e a da T&D Holdings.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AIG recupera de prejuízo em 2018 para lucros de 3,3 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião