• Entrevista por:
  • ECO Seguros

João Meneses (BCSD): Seguro garante retorno de projetos de poupança energética

O projeto Energy Savings Insurance (ESI) do BCSD Portugal vai garantir às empresas que os seus investimentos em poupança energética vão ter o retorno esperado. Pay back garantido na apólice.

O BCSD Portugal, associação que representa 90 empresas em Portugal, lançou um projeto financiado pela União Europeia, que visa apoiar as PME na transição energética. O GoSafe with ESI, é um modelo que contribui para a redução dos riscos de implementação e garante a poupança energética estimada pelos fornecedores de tecnologia.

A oportunidade de montar uma apólice que assegure o retorno dos investimentos surgiu pela constatação de que muitos projetos com elevado potencial de eficiência energética requerem elevados valores de investimento inicial. Os custos de operação revelam ser inferiores a longo prazo, dando assim origem a uma poupança energética significativa. No entanto, caso a poupança energética prometida pela empresa fornecedora de tecnologia não se verifique, o GoSafe with ESI permite recuperar o valor da poupança estimada.

Em entrevista a ECOseguros, João Wengorovius Meneses, Secretário Geral do BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), explica como funciona esta proteção e qual o função que o setor segurador pode assumir no processo.

João Wengorovius Meneses: “A companhia de seguros é um aliado do fornecedor e procurará sempre que este cumpra com os seus compromissos”.

Que tipo de seguro é o Go Safe ESI?

O Go Safe ESI, seguro de poupança energética, tem a estrutura de um seguro de caução ou de uma fiança. Este seguro consta de um contrato pelo qual a companhia de seguros indemniza o cliente (o beneficiário) pelos prejuízos que sofra se o tomador do seguro (o fornecedor de tecnologia) não cumprir com as suas obrigações contratuais, neste caso garantir a poupança energética.

Quem negoceia o seguro?

O fornecedor de tecnologia é quem subscreve o seguro com a companhia de seguros. É o fornecedor que paga o seguro e esse custo repercute-se no custo total do projeto pago pelo cliente.

A empresa ou cliente que contrata o projeto de eficiência energética (EE) é o beneficiário do seguro.

A companhia de seguros atua se o fornecedor de tecnologia não cumprir com o compromisso de poupança estabelecido no contrato. A companhia de seguros é um aliado do fornecedor e procurará sempre que este cumpra com os seus compromissos e chegue a um acordo com o cliente antes de ter de intervir.

Que entidade certifica a realização das poupanças? Também tem de ser aceite ou é imposta à seguradora?

No âmbito do projeto ESI Europe, tanto em Portugal como em Espanha e Itália, a entidade de validação independente que irá colaborar na validação dos projetos é a SGS. De futuro, pretende-se também que outras entidades independentes possam vir a realizar este papel no modelo ESI.

Como se ativa a indemnização. Pela diferença entre a poupança estimada e a poupança real? Só ao fim de 5 anos?

A poupança energética é medida e reportada periodicamente pelo fornecedor de tecnologia através da plataforma online, onde a empresa revê os valores para aprovação. As avaliações dos relatórios de monitorização da poupança energética só serão validadas externamente após pedido do cliente ou do fornecedor em caso de desacordo entre as partes.

O seguro funciona como garantia sobre a poupança garantida pelo fornecedor de tecnologia durante um período de até 5 anos. Se o projeto não atingir a poupança anual prometida e o compromisso do fornecedor não se cumprir, a companhia de seguros cobre a poupança não alcançada, compensando o cliente.

Que empresas ou PME são abrangidas?

O GoSafe with ESI é uma solução acessível a qualquer empresa: grandes, médias ou pequenas empresas que pretendem obter uma melhoria tecnológica melhorando a eficiência no consumo de energia. O modelo é especialmente vantajoso para as PME devido à sua perceção de risco mais elevada relativamente a projetos de maior eficiência energética e, consequentemente, maior investimento inicial.

Que projetos podem ser cobertos?

Todos os projetos que incorporem uma tecnologia de elevada eficiência e nos quais o fornecedor de tecnologia garanta a poupança podem incluir o GoSafe with ESI. Não se limitando a estas existem tecnologias prioritárias como Iluminação, Motores, Compressores de ar, Caldeiras, Cogeração, AVAC (Aquecimento, ventilação e ares condicionados), Refrigeração, Sistema solar fotovoltaico e Sistema solar térmico.

Quem paga o seguro?

Um projeto que inclui o GoSafe with ESI tem principalmente dois custos adicionais em comparação com um contrato típico de fornecimento, instalação e manutenção: O custo de validação que é pago à entidade de validação independente, e o custo do seguro que é pago à companhia de seguros.

  • ECO Seguros

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Meneses (BCSD): Seguro garante retorno de projetos de poupança energética

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião