Há 381 crianças em risco de pobreza. Portugal está melhor do que a média europeia

Portugal tem cada vez menos crianças em risco de pobreza ou exclusão social e, em 2018, registava um cenário mais positivo do que a média da União Europeia.

O número de crianças em risco de pobreza ou exclusão social no país está nos níveis mais baixos da última década. De acordo com o Eurostat, existem 381 crianças nesta situação, o equivalente a 21,9% de toda a população. Estes números mostram que o cenário português é mais positivo do que o cenário europeu, que está nos 23,4%. No topo de tabela está a Roménia, com 38,1% das crianças nesta situação.

Desde 2009, ano em que começa a série do Eurostat, Portugal nunca teve tão poucas crianças (menores de 18 anos) em risco de pobreza ou exclusão social como em 2018. Antes deste, o número mais baixo tinha sido observado em 2017, ano em que havia 431 crianças nesta situação. Assim, em 2018, havia 381 crianças sob este risco, o equivalente a 21,9% de toda a população.

Portugal apresentava, assim, um cenário mais positivo do que a média da União Europeia (UE), que registava 23,4% de crianças em risco de pobreza ou exclusão social. Comparando com todos os 28 Estados-membros que existiam naquele ano, Portugal ocupava a 13.ª posição.

Crianças em risco de pobreza ou exclusão social na União Europeia | Fonte: Eurostat, 2018Eurostat

Em 2018, diz o Eurostat, havia mais crianças em risco de pobreza ou exclusão social do que adultos (22,1%) ou idosos (18,4%). Ainda nesse ano, havia um maior risco de pobreza ou exclusão social em pessoas solteiras com filhos dependentes.

No topo de tabela está a Roménia, onde 38,1% das crianças (1.404) estavam nesta situação, seguida da Bulgária com 33,7% (410 crianças) e da Grécia com 33,3% (607 crianças). Os riscos mais baixos foram observados na Eslovénia, com 13,1% em risco de pobreza ou exclusão social (50 crianças), seguida da República Checa com 13,2% (262 crianças) e da Holanda com 15,2% (515 crianças).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 381 crianças em risco de pobreza. Portugal está melhor do que a média europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião