TVI e diretor vão enfrentar julgamento no caso Banif
O diretor da TVI e a própria estação de televisão vão a julgamento pelo crime de ofensa à reputação económica, na sequência de uma notícia falsa sobre o Banif.
Por considerar que a notícia de fecho do Banif divulgada pela TVI era “falsa” e acabou por provocar uma corrida ao levantamento dos depósitos, o Juízo de Instrução Criminal do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa decidiu levar a julgamento o diretor dessa estação de televisão, Sérgio Figueiredo, pelo crime de ofensa à reputação económica, adianta o Jornal Económico.
A própria TVI também vai a julgamento, por se entender que a divulgação da notícia em causa terá contribuído para precipitar o encerramento do banco. A estação televisiva, que não pediu instrução do processo, será julgada pelo mesmo crime de ofensa à reputação económica, que é punível com prisão até um ano e multa não inferior a 50 dias.
O processo diz respeito a uma notícia emitida pelo canal TVI 24, a 13 dezembro de 2015, que dava conta de que o Banif ia ser alvo de uma medida de resolução. O tribunal concluiu que esta, pela existência de indícios suficientes, “não correspondia à verdade, sendo, nesse sentido, uma notícia falsa”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
TVI e diretor vão enfrentar julgamento no caso Banif
{{ noCommentsLabel }}