Mapfre doa 5 milhões para acelerar investigação ao vírus da covid-19
A entidade destinatária do donativo (CSIC) já foi pioneira e determinante em competências de engenharia genética para desenvolvimento da vacina para SARS, em 2002.
A Mapfre, através da sua fundação, vai entregar cinco milhões de euros ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) para ajudar a acelerar a pesquisa sobre o SARS-Cov-2 (vulgo ‘novo coronavírus’), causador da pandemia pela doença covid-19.
O donativo, cuja utilização fica ao critério da entidade espanhola de pesquisas científicas, permitirá realizar um estudo integral da pandemia, aprofundar o conhecimento do vírus, dos seus mecanismos de transmissão e proporcionar o desenvolvimento de uma vacina, mas também criar uma base científica que permita, no futuro, proteger a população de novas pandemias.
O presidente da Mapfre, António Huertas, afirmou: “As empresas, enquanto cidadãos corporativos, também devem ter um papel relevante participando em alianças público-privadas como esta, que permitem acelerar a luta contra a pandemia”.
“Estes são momentos em que temos que dar passos firmes que ajudem a sociedade a superar a situação de exceção e contribuir para a saída desta crise com o menor impacto possível”, referiu o presidente da Mapfre apelando ainda que outras entidades se juntem ao esforço para apoiar o desenvolvimento de uma vacina.
Por seu lado, a presidente do CSIC, Rosa Menéndez, considerou a doação “um impulso considerável” para as equipas de investigação do CSIC. “Já estamos a trabalhar para desvendar as chaves do novo coronavírus”, observou Menéndez explicando que o centro de pesquisa tem em curso cerca de 50 programas coordenados para enfrentar em conjunto o desafio colocado pela pandemia. São projetos “que vão desde a biotecnologia e nanosensores de diagnóstico até modelos matemáticos para entender a propagação da doença”, acrescentou Menéndez.
Tendo dado contribuição importante no desenvolvimento da vacina para a síndrome respiratória aguda grave (SARS no acrónimo internacional), em 2002, o organismo ligado ao Centro Nacional de Biotecnologia (CNB-CSIC) recebeu recentemente financiamento urgente do governo espanhol e da União Europeia para prosseguir o seu trabalho.
Simultaneamente, a companhia tem tomado iniciativas para apoiar PME clientes e profissionais por conta própria, concedendo descontos nos prémios de seguro. Há pouco mais de uma semana, a Fundación Mapfre anunciou a doação de 600 mil euros em material de proteção individual e sanitário para residências de idosos e outras entidades sociais. Este pacote de ajuda inclui máscaras de uso individual e hospitalar, viseiras, batas descartáveis e luvas.
Ainda, através da sua plataforma Savia, a Mapfre passou a oferecer a todos os cidadãos um serviço gratuito de consultas médicas online (acessíveis por app móvel ou por IP residencial) para despistagem de sintomas associados à covid-19 ou para outro aconselhamento de saúde em diferentes especialidades médicas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mapfre doa 5 milhões para acelerar investigação ao vírus da covid-19
{{ noCommentsLabel }}